A campanha do Estadão, cuja interpretação da blogosfera foi:
“Todos os blogs, e mais, TODO O CONTEÚDO CRIADO POR NÃO PROFISSIONAIS, não presta”.
causou a maior polêmica na rede.
A tese de que notícias verdadeiras serão encontradas apenas na grande imprensa é uma falácia. A mídia tradicional já percebeu que com a participação dos web-usuários na produção de conteúdo, seja em seus próprios domínios ou em outros novos espaços de informação (como o Overmundo, por exemplo) está em curso a crítica da “notícia como produto” e a imprensa como “dona da informação”.
Logo, busca alternativas para a sua própria sobrevivência. Não quero dizer com isso que a internet significa o fim dos jornais, porém novos formatos são desenhados todos os dias nas redações mundais objetivando um atualizado modos operandi.
Contudo, a polêmica gerada pela campanha exige a compreensão tanto da “descentralização da informação” como será o papel das mídias tradicionais num futuro próximo.
A única certeza que tenho desse debate todo é
“O jornalismo deixa de ser uma palestra para se tornar uma conversa” (Dan Gillmor)
Em tempo, a blogosfera lançou uma campanha interessante contra o Estadão, da qual já aderi.
O blog de André Deak explica melhor a campanha e destaca links para o melhor entendimento do fato
Pronto meu chamego estamos aqui tudo junto e revoltado com este jornal que quer boicotar os blogs. Vamos fazer o seguinte: DELETE NELES!!!
Concordo com Suzana! rs
Bjos,
Pingback: Colaborador ou concorrente: eis a questão « Herdeiro do Caos
Pingback: Pesquisadores comentam jornalismo open-source « Herdeiro do Caos
Pingback: Pesquisadores comentam jornalismo open-source « Oraculum Blog
Pingback: Época aborda web 2.0 « Herdeiro do Caos
Pingback: O Consumo da Informação e as Novas Tecnologias, « Herdeiro do Caos
Pingback: Jornalistas x Blogueiros « Jornalismo na Rede