BusTv: uma péssima tv no buzú

Na volta para casa ontem conheci o tão falado (off e online) BusTV. É apenas uma televisão em um ônibus transmitindo propagandas, vídeos engraçados e clipes músicais (ontem tocou Arnaldo Batista com a histórica Princesa, para ter noção da atualidade do BusTV).

Achei que a “estrutura” montada não permite que todos os usuários assistam a tv. Como o celular havia descarregado não deu para tirar fotos. Mas quem estar nas primeiras filas do mesmo lado do cobrador por exemplo, não tem como ver o aparelho, quem está no fundo então… Sem falar na sonoridade, as caixinhas de som foi colocada no meio de ônibus e tem pouca potência, logo nem todo mundo consegue ouvir o que está a passar.

Pior do que as falhas do “layout” e a própria concepção do que é uma Tv no ônibus é a descrição institucional encontrada no site do BussTV. Coloquei em verde alguns comentários após meu contato com a televisão do buzú.

***

A TV do  Ônibus! (acho melhor a TV NO do que DO)

Trata-se de uma mídia inédita e que consiste na instalação de monitores de LCD no interior dos ônibus de grande circulação transformando seus itinerários em uma forma de entretenimento (tudo bem, dei risada com alguns vídeos clássicos do You Tube) com conteúdos (seria melhor propaganda variadas) dos mais variados temas e informações, além de proporcionar total segurança (segurança? não entendi…) aos passageiros.

Toda a programação da BusTV é voltada ao interesse dos passageiros dos ônibus (fizeram pesquisa? penso que o telespectador, como sempre foi imaginado) com conteúdos interativos (interativos?, essa foi foda, não existe nem o controle remoto, imagine) dos mais variados temas como notícias (durante 40 minutos não vi uma notícia), moda, cultura, esportes, educação, horóscopo, entrevistas (também não vi), gastronomia (não vi), lazer, e para relaxar, o “momento zen´´ (não vi). Queremos deixar sua viagem mais rápida e divertida!

Além disso, a BusTV se envolve no Projeto de Comunicação com todas as forças vivas da Cidade que tenham a necessidade de se comunicar com os Cidadãos com informações de interesse público. A BusTV é uma TV educativa e com Responsabilidade Social! (por favor, andamos de ônibus mais não somos idiotas. Quais forças vivas dialogam com o BusTV? colocar uns vídeozinhos do Arnaldo Batista é interesse público? por fim: educativa e com Responsabilidade Social – ainda com exclamação no final – não passa de um delírio.

A TV no Ônibus (viu que estava certo)

Crédito da foto

Anúncios

10 Respostas para “BusTv: uma péssima tv no buzú

  1. Ave Cartes!

    Esta semana também descobri a BusTv e ainda fiquei me perguntando as mesmas coisas que você. No entanto, a BusTV aparece como uma ferramenta importante não só para o jornalismo, mas também para a publicidade e principalmente para o marketing político. Falo isso baseado em dados da STP, que mostram que somente em dezembro do ano passado, o número total de passageiros foi de 40.458.999. Quando a própria BusTV se descobrir como uma força, aí sim, o bicho pega!
    Inté

  2. Já tem um tempo também que vi o BusTV, pra mim não fez muita diferença. Além de não ter nada que me atraia, acredito que não muda a viagem dos passageiros que não querem diversão no “buzú”, mas sim chegar mais rápido.

  3. Pelo menos é um serviço a mais… resta ver o que se pretende com isso. Com passagens a 2 reais devia ter uma tela com Tv a cabo em cada poltrona – tipo avião hein…

    E acho que vc quis dizer Amado Batista! kkkkkkkkkkk

  4. Olha. Ando em um com TV e não tive esse nada todo que você viu não. Passa culinária e cheguei a ver um programa com uma breve história do Nação Zumbi, que eu particularmente gosto.

    No entanto, tem algumas coisas ridículas! Esses vídeos engraçados do Youtube dão a entender que a internet é só brincadeira. A maioria dos clips são de música chata. Não dá segurança (acho que a gente inclusive perde segurança com aquele aparelho lá dentro) e de educativo não tem nada. Fora que a programação é repetida (loopada) de hora em hora, o que significa que quem fica no ônibus por duas horas vê a mesma programação ridícula, chata e inútil duas vezes.

  5. Realmente, a programação é ridicula e repetitiva demais, na verdade, não passa nada de importante, não pelo menos até o tempo em que eu pegava esses onibus, agora, se pensarmos mais a fundo, vemos que não estamos livres de propagandas nem dentro de um coletivo, porem, é tambem um serviço a mais prestado a comunidade, mas, como o Marvin postou aqui, quando descobrirem a força que tem, com certeza, trabalharão como todas as outras midias televisivas, ou seja, manipulação, e isso é claro, se a ideia dessa tv no onibus, já não era isso desde o inicio, que com o tempo, vai tomando mais corpo.

  6. Olá senhores.
    Gostaria de deixar claro que respeito todas as afirmações supracitadas sobre o BUSTV, contudo acredito que é uma ferramenta nova e portanto em fase de crescimento, imatura.
    Acredito piamente na sua evolução, e nos benefícios para o social. Aliás ver uma mine tv em um ônibus de passagem vale a pena, mesmo que seja vídeos históricos.

  7. Encontrei estes posts quando buscava entender que coisa é essa agora de bustv e a mais recente novidade: rádio dentro dos ônibus. Primeiramente gostaria de saber se é legalmente aceitável, já que as empresas de ônibus vendem um espaço para propagandas do Governo federal Governo de Minas, Supermercados BH, Shopping del Rey, entre outros, e isso certamente gera um bom lucro. Para quem? Essa ladainha toda é falada na cabeça do usuário que deixou de ter direito de não ouvi-la. Sim, porque em casa, desliga-se a TV e o rádio quando não se quer ouvir. E escolhe-se o que se quer ouvir. Esteja você triste, doente, com a cabela explodindo depois de um longo dia de trabalho, vai ter que escutar aquela porcaria, que, a julgar pelas músicas que pude ouvir no longo trajeto, é escolhida pensando que quem anda de ônibus vai ficar contente em ouvir pagode, sertanejo e afins.

  8. Gostaria de saber onde exatamente você leu sobre o Bus TV? No site deles não há nada nem parecido com que vc menciona e pra mim é interessante saber, porque sou do ramo de TV e esta mídia está chegando na minha cidade.
    Obrigada!

  9. Também não gostei da programação da BusTv. Outro dia estava em um ônibus da praia grande que também tinha monitores porém parecia ser de outra empresa pois tinha noticias variadas inclusive mostrava mapa com a localizacao do onibus indicando pontos de proxima parada. acho que é in9midia o nome da empresa.

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s