CNN lança "Open Story", um marco para o jornalismo colaborativo

A CNN radicalizou o conceito de “curadoria de conteúdo”, principal desafio e oportunidade para os jornais que atuam no ciberespaço, atualmente. Após lançar o iReporters, a rede lançou a interessante “Open Story”, cujo pilar é a colaboração dos usuários + conteúdo produzido pelos jornalistas + hiperlocalização, sendo os mapas a interface para veiculação do conteúdo.

É uma das experiências mais “inovadoras” que já vi no universo do jornalismo colaborativo. A cobertura do SXSW é um “projeto piloto”, cuja metáfora utilizada pela própria CNN é a “bola de cristal”.

“Os participantes estão baixando, ouvindo e assistindo matérias sobre o SXSW e nós, provavelmente levariamos uns seis meses para encontrar o conteúdo”, diz a nota oficial.

Perceba que no Open Story muda o “papel” de leitores e jornalistas. Os “leitores” são vistos como produtores de conteúdo, dissemiradores do conteúdo produzido – seja por seus pares ou pelos jornais e, principalmente, como filtros informativos. Já os jornalistas atuam mais como “cartógrafos da informação” do que como gatekeepers.

O mapa e a “evolução” histórica dos conteúdos acionados na interface colocam em pé de igualdade jornalistas e leitores, aproximando assim a “utopia” de um jornalismo colaborativo baseado em rizomas.

É jornalismo na primeira pessoa, contextualizado, linkado e colaborativo. Genial.

Anúncios

Uma resposta para “CNN lança "Open Story", um marco para o jornalismo colaborativo

  1. tenho minhas duvidas quanto a esta iniciativa.
    a grande importância de um veículo de comunicação é a credibilidade da informação, como que eles vao tratar deste tema com um modelo de “jornalismo colaborativo” ?
    vamos ver no q vai dar

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s