Confira os hábitos da população de Salvador no consumo de mídia

Estudo da Potencial Pesquisas aponta que para a população de Salvador, a televisão é o melhor meio para se informar na capital baiana, com (51,5%), seguida da Internet (33,5%), jornal (9,0%), rádio (4%) e revistas (2%). No que tange a confiabilidade, a TV também lidera com 63%, seguida por internet (14,5%) e jornal (12,6%).

A pesquisa analisou também o “índice de satisfação com a informação”,  o resultado: 73,4% dos cidadãos de Salvador sentem-se informados, 3,6% acham que são desinformados e 20,6% pouco informados. A amostra envolveu 413 entrevistas em 18 regiões administrativas da cidade, entre os dias 20 e 23 de novembro de 2010. As abordagens foram realizadas para maiores de 18 anos, que foram submetidos a entrevistas pessoais diretas, residenciais e/ou domiciliares.

É possível ainda ver os dados estratificados por mídia, a saber:

JORNAL: Quase 60% da população da capital baiana se considera leitor de jornal. O hábito de ler jornal não apresenta diferença comportamental significativa entre os homens e as mulheres de Salvador. Em relação a faixa etária, apenas entre os mais jovens (18 a 24 anos) observa-se um percentual de leitores abaixo de 50%. Na classe A, os que se dizem leitores de jornal chega a 85%, 58% na classe B, 52% na C e 35% na D. Aqueles que são leitores de jornal (58,8%), adquirem o meio principalmente comprando em bancas (46,1%), além disso, existem os que são assinantes (20,2%), os que compram em gazeteiros (11,1%), pegam emprestado com amigos/vizinhos (8,2%) e que lêem no trabalho/faculdade (2,5%). Os que lêem pela internet totalizam 7,4%. Estimulados a responderem com que freqüência compram jornal nas bancas ou com gazeteiros ou em outros pontos, 20,6% afirma comprar todos dos dias, seguido por quem compra apenas no fim de semana (18,1%).

TELEVISÃO: A televisão é vista diariamente por 75,3% dos soteropolitanos. O período dia que mais se assiste televisão é a noite. O horário entre 20h à meia-noite (53,5%) é o que apresenta maior número de telespectadores, seguido de 18h às 20h (36,1%). Entre 6h e 10h da manhã a “telinha” é vista por ¼ da população. O estudo mostra que a maioria dos soteropolitanos não é assinante de TV fechada (73,8%). Ao observar a classe A, este índice muda drasticamente, já que 70,3% são assinantes, contra 23% na B, 10% na C e 3% na D.

RÁDIO: O rádio continua sendo um meio bastante popular, 80,4% dos entrevistados disse ser ouvinte de rádio. De acordo com o estudo, 42,6% costuma ouvir rádio todos os dias, existem os que escutam de 4 a 5 vezes na semana (9,4%), de 2 a 3 vezes na semana (14,5%), apenas fim de semana (11,4%), além daqueles que afirmaram nunca ouvir rádio (19,6%). Diferentemente do período em que mais se assiste TV, a manhã é o turno do dia em que mais se ouve rádio na capital baiana. O horário de 6h às 8h (45,2%) é o que apresenta maior número de ouvintes, seguido de 8h às 10h (23,2%). Estimulados a responderem se costumam escutar rádio pelo celular, pela internet ou no carro, 32% responderam que ouvem pelo celular e 13% pela internet. Entre os ouvintes de rádio, proprietários de carro, 75% afirmar ter o hábito de ouvir rádio no carro.

INTERNET: Segundo a pesquisa, 63,2% dos soteropolitanos são usuários de internet, e destes, a maioria costumar acessar todos os dias (60,5%). O local onde mais acessam são: em casa (55,9%), no trabalho (29,5%) e lan house (12,6%). O estudo demonstrou ainda que mais de 20% dos soteropolitanos já tem o hábito de acessar a internet pelo celular, segundo José Carlos “este é um comportamento presente entre os mais jovens, no entanto, por ser ainda um serviço com preços mais altos, verifica-se com maior intensidade entre as pessoas mais maduras, com maior poder de compra.”

A finalidade de acesso para os internautas de Salvador ocorre principalmente para realizar pesquisas para trabalho/faculdade (53,6%), depois para utilizar redes sociais (38,3%), para ler jornais (24,9%), atualizar websites pessoais (19,2%), realizar compras (7,3%), ler blogs (2,3%), para serviços bancários (1,5%) e outras finalidades (7,9%). O site mais acessado é o Google (32,6%). Em relação às redes sociais, 71,3% daqueles que são usuários de internet participam de alguma, sendo 77,4% MSN, seguido do Orkut (76,9%), Twitter (13,4%), Facebook (12,4%) e outros (1,0%).

Anúncios

Uma resposta para “Confira os hábitos da população de Salvador no consumo de mídia

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for Confira os hábitos da população de Salvador no consumo de mídia | Herdeiro do Caos [herdeirodocaos.com] on Topsy.com

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s