The Daily ou News.me: qual será a tendência no ciberjornalismo?

Enquanto o foco nesta quarta-feira (2) esteve voltado para o lançamento do The Daily, primeiro jornal exclusivo para o iPad, o The New York Times, com menos alarde, lançou o seu novo serviço noticioso, o News.me, que consiste em uma rede social de notícias para o iPad.

News.me, que é fruto da parceria do New York Times e a empresa Betaworks (que criou também o TweetDeck, bit.ly), irá organizar o conteúdo a partir da leitura que os seguidores fazem no Twitter e cujo link tenha sido encurtado via bit.ly.

Dito isso, a Silvia Cobo publicou em seu blog um estudo interessante da Barómetre sobre 2010 (Espanha) que revela: cidadão passa mais tempo em redes sociais do que lendo jornais. Bom não há nenhuma novidade até aqui, porém quando se analisa o crescimento temos:

O número de cidadãos em busca de notícias subiu de 42,8% para 45,8%. Já o número de usuários das redes sociais cresceu de 33,2% para 53,1%, o maior crescimento dentre as categorias pesquisadas (e-mail, buscas, instant messengers, ler notícias, download de arquivos e redes sociais).

A analise dos dados reforçam a tese já defendida aqui no blog de que o futuro do cibejornalismo passa, sobretudo, pelas redes sociais e mídias colaborativas, sejam como filtros da agenda midiática, debates em torno do conteúdo publicado nas redes sociais ou complementação da pauta do mainstream midiático. Portanto, se fosse uma aposta entre o lançamento do The Daily e o do News.Me ficaria com a rede de notícias do New York Times, pois o hábito dos leitores indicam forte doses de atenção destinadas aos sites de rede sociail e, as redes permitem algo que os jornais ainda não descobriram como fazer: conversação.

Anúncios

Uma resposta para “The Daily ou News.me: qual será a tendência no ciberjornalismo?

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for The Daily ou News.me: qual será a tendência no ciberjornalismo? | Herdeiro do Caos [herdeirodocaos.com] on Topsy.com

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s