Uma linha no Google News? Dará certo? Não!

“Uma linha no Google News”. Essa será a estratégia utilizada pela Associação Nacional de Jornais para tentar aumentar o tráfego dos jornais associados via Google. A proposta é reduzir de três (média utilizada) para apenas uma linha figurar nos resultados do sistema de busca de notícias da empresa de letras coloridas. A medida será de carater experimental com duração de seis meses.

De acordo com Sílvio Genesini, diretor do Comitê de Estratégia Digital da ANJ, a iniciativa busca ampliar a presença de conteúdos jornalísticos na Web. “A intenção com a redução para uma linha é de aguçar a curiosidade do leitor e atrai-lo para as fontes originais, os sites das empresas jornalísticas”.

Na nota oficial no site da ANJ consta que a medida integra um conjunto de ações, “estudadas há meses” para melhor o desempenho dos jornais na Internet. Penso que a “medida” esta fadada ao fracasso, pois agregador de busca não é capa de jornal. Ora, se o usuário realiza determinada pesquisa sobre um assunto quer como “resultado” uma gama de informações e/ou, no caso de Google News, que funciona como indexador de “últimas notícias” acaba por funcionar como home para uma parcela dos usuários e, até aqui, mais do que uma linha se faz necessário para guiar o leitor para aquilo que ele deseja ler.

Vamos a um exemplo simples. Qual das notícias abaixo você clicaria para ler?

Ciro de fora da linha ministerial. E agora, que destino?
Rádio Tabajara – há 1 hora
A costura política para finalizar o desenho ministerial do futuro governo da presidente Dilma Rousseff chega ao final e, com contornos definidos por socialistas do PSB. O partido empacou as negociações sendo, portanto, necessária uma reengenharia para …


Ciro Gomes fica de fora do ministério Dilma O Globo
Imprensa cearense aponta prefeito de Sobral como próximo ministro …
Portogente Estadão – O POVO Online – G1.com.br – Jornal do Brasil
todos os 103 artigos »

ou

Morre técnico carrasco do Brasil em 1982

?

Perceba que até no exemplo 1 o Lead não está adequado para um sistema de busca pois não se preocupa em sintetizar o texto a partir os parâmetros de indexação do Google. O Google News não pode ser reduzido a uma capa de jornal, ele precisa ser tratado como uma porta de entrada que irá concorrer com uma infinidade de informações, portanto um carater multmídia (mais fotos, hiperlinks e mais linhas) seria o melhor caminho.

Quando vejo um link para uma matéria no Google News quero saber o que encontrarei lá? Terá galeria de imagens, infográfico, o conteúdo é exclusivo? Permite participação? Tudo isso anteriormente ao clique. Aqui a regra é a escassez da atenção e não o impacto do título.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s