La Nácion cria "classificação de leitores" baseada em reputação

O La Nácion (Argentina) lançou o sistema de “Classificação dos usuários” para identificar e premiar o bom desempenho dos leitores nos espaços de “diálogo” do jornal. A equação é simples “melhores comentários” será igual a mais “benefícios”.

São três categorias (ouro, prata e bronze) e é possível evoluir entre elas. A classificação é realizada pelo jornal, de acordo com a participação e a qualidade desta. A categoria, a mais elevada, por exemplo, permite aos usuários reportarem abusos, ter os comentários em destaque na home e nos canais colaborativos do diário e algo mais relacionado ao ego, como ser o primeiro a figurar no topo dos comentários e ser reconhecido como tal.

A iniciativa é baseada no modelo do Huffington Post (apesar de mais tímida). No HuffPo, o cidadão ganha “bagdes” e a depender do nível/status podem até delatar comentários.  Em entrevista Rodrigo Santos, editor de comunidades do La Nación, disse que “o sistema de reputação é uma evolução natural no ecossistema de comunidades virtuais” e que para o jornalismo é uma ajuda importante para melhorar a qualidade do jornal.

Mais info sobre o sistema de classificação

Anúncios

Uma resposta para “La Nácion cria "classificação de leitores" baseada em reputação

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for La Nácion cria "classificação de leitores" baseada em reputação | Herdeiro do Caos [herdeirodocaos.com] on Topsy.com

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s