Massa!: A Tarde lança (péssimo) jornal para classes C e D

Como já havia publicado em post do ano passado, os jornais baianos resolveram brigar pelas classes C e D. O Correio, que após mudança editorial, gráfica e redução no preço cresceu 60% na circulação, abaixou ainda mais o preço e agora custa a metade, R$ 0,50.

A reação do A Tarde foi lançada nesta segunda-feira (18) com o Massa!, publicação impressa destinada as classes C e D. O jornal tem 24 páginas, no formato berlinder e irá circular de segunda a sábado, ao preço de R$ 0,50. Em matéria, o A Tarde deixa claro que a motivação é econômica e pretende abiscoitar parte dos emergentes.

Dito isso, e o que realmente importa neste post, são as críticas ao produto. O projeto gráfico é horrível, em algumas páginas existe até seis colunas, ou melhor seis tripas com textos superapertados. Das 24 páginas, 12 são em P/B e quando a cor aparece é um verdadeiro carnaval, tentaram copiar os tabloides populares europeus (lá eles sabem usar as cores) mais sem êxito.

Ora, e desculpe-me pela obviedade, mas se o jornal tem como conceito “rapidez na leitura” e “textos curtos” o projeto gráfico deveria torna a leitura mais fluida, não é? Porém, não é isso que se nota ao folhear o Massa! A poluição visual predomina nas 24 páginas do jornal. Lembra os jornais do século XIX com as colunas blocadas e uma tipologia muito densa para o que se pretende ser uma “leitura leve”.

Do ponto de vista do conteúdo…a começar pela pauta nota-se um conteúdo pessimamente elaborado e em algumas matérias aqueles elementos básicos da reportagem (O que? Quem? Quando? Onde? Por que?) foram para o espaço. Em uma matéria tem até futuro do gerúndio (quero realmente acreditar que a escolha foi para aproximar o leitor do jornal mas não consigo) Vale destacar como o “drama” e “exploração da mísera humana” norteiam os enquadramentos do Massa! E aí, faço coro com a turma dos direitos humanos em sua crítica a cobertura dos mass media, precisamos mesmo associar violência sempre as classes mais pobres? Ora, se o jornal é destinado a classes C e D será que a eles gostaram de “retratados” a base de sangue e lágrimas?

O que me deixou apoplético foi o conceito e nome do jornal. Primeiro. O conceito: “Feito do seu jeito”, na verdade quer dizer: “nós (o jornal) vendemos a você, leitor pobre, o que acreditamos ser o seu interesse”. Aí eu questiono: jornal popular sem povo dará certo?

Por fim, me assusta o nome do produto: Massa! por se tratar de um adjetivo, ainda mais repleto de positividade e com exclamação (isso machucou meu coração). Imaginem a seguinte manchete: “33 crianças morrem após colisão de ônibus escolar”. Qual é mesmo o nome do jornal? Massa! Então quer dizer que dizemos “Massa!” para a morte de 33 crianças? Desde que o mundo é mundo, nome de jornal precisa ser neutro para evitar situações como essa descrita acima. Tem umas “invencionices” que é impossível de se entender…

Eu disse por fim no parágrafo acima mas ainda não terminei (acho que finalizo na próxima linha). É com esse jornal que o A Tarde pretende “brigar” com o Correio? Acho melhor mudar de Massa! para Caruru! e começar a FAZER DE OUTRO JEITO.

Ah! ainda tem “site”, mas é tão tosco que vou poupá-los do link e da crítica

Anúncios

16 Respostas para “Massa!: A Tarde lança (péssimo) jornal para classes C e D

  1. Parabéns Yuri,você fez uma leitura Massa (tinha que colocar o trocadilho) do novo jornal. Eu fiquei perplexa com a posição clara do jornal e um pouco bestificada por eles tratarem a classe C e D de forma tão relapsa e incoerente.

  2. Concordo plenamente. Não é porq o jornal é para o público CD q precisa ser tão mal feito. A galera merecia no mínimo um projeto gráfico melhor. Parabéns mesmo pelo comentário! MASSA! rsrs

  3. Meio pretensioso fazer uma “análise” de um jornal no primeiro dia. Talvez fosse mais adequado esperar um pouco mais para tecer algum comentário que tenha validade. Concordo que está poluído, mas não achei o jornal “sangue e lágrimas”. As pessoas foram retratadas com muito respeito em todas as matérias que li. Talvez fosse legal você citar alguns outros jornais populares que você lê, para efeito de comparação e para dar um pouco mais de profundidade ao comentário.

  4. Perfeita critica Yuri. E desde já digo ao grupo a tarde que não me sinto representada por esse folhetim. Lembro que o jornal do meu colegio era algo de muito melhor gosto, e olha que eramos 2º grau ainda. O pior de tudo é penssar na galera que ralou na facul quatro anos pra descobrir que o diploma de jornalismo não ia valer de nada. E que são obrigados a ver esse tipo de coisa. Trabalho em uma grande livraria da cidade e ja entramos com pedido para que este jornal não seja vendido na rede. Juro que custei a acreditar quando ele chegou logo de manhã. Tem um anuncio de precisa-se de dentadura e pasmem, não é piada!
    Masss apesar de tudo tenho que dizer que nada mais me surpreende. Ô mundinho sem graça!

  5. Yuri,

    Realmente o jornal decepcionou. Em reunião com a editora-chefe, a carioca Ana Carolina Diniz (vinda do Expresso – Grupo O Globo), fui informado que o foco do jornal seria em cidadania e emprego coisas que edificasse as Classes C e D. O que de fato, não pode ser visto nesta primeira edição. A “garota do tempo” me lembrou “a boa da semana” do extinto (graças a Deus!) jornal Bahia Notícias. Mas, assim como o Correio* foi se adequando e melhorando a, também, poluição gráfica inicial, assim espera que ocorra com o Massa! O site, realmente, é algo a não se comentar. Parecia que não tinha ficado pronto a tempo, mas tinha de ir ao ar mesmo assim. Quanto ao trocadinho do nome ouvi um motorista gritar para o vendedor de uma banca de jornais e revista: “traga essa massa ai meu velho”!

    Parabéns pelo comentário. Viva a internet livre e democrática!

  6. Minha expectativa com o lançamento desse jornal foi imensa. Finalmente um concorrente de peso ao Correio, com toda a credibilidade e força do Jornal A Tarde. Mas o que eu vejo é um jornal sujo em termos de diagramação, altamente grosseiro, pesado. Gente, compara com o Correio, como pode concorrer dessa maneira? Quando abri o jornal tomei um susto: o que é isso A TARDE???

  7. Jamile, Amarildo, Gisele, Gabriela, Paula, Jose, Rafael e Rico. Concordamos todos no ponto de que a qualidade/credibilidade do A Tarde iria produzir um produto melhor. Agora só nos resta torcer para o sucesso da equipe e que as mudanças sejam realizadas.

    Clarrisa e Marcos. Nada pessoal, camaradas. A crítica se resume ao produto, não questiono a qualidade da equipe que elabora o jornal. Certamente irei acompanhar o “desenvolvimento” do Massa! na torcida para que melhore a cada dia. Marcos, obrigado pela visita, ainda que única. Abs.

  8. Pelo que sei, o Massa não está aí para brigar com o Correio! Mas sim para brigar com o popular do Correio que deve ser lançado ano que vem, o 15 minutos…

  9. Cara,

    Concordo com boa parte de suas críticas, principalmente as que dizem respeito a diagramação. Passei bom tempo perdido nas páginas, um ritmo de leitura pífio, mesmo comparado ao sisudo A Tarde. Do conteúdo então, eu esperava muito mais, algo divertido, eclético, mas peca por ser um pastiche do Meia Hora e do Dia, sem a malícia tosca que o MH por exemplo tem.

    Sem falar que os pedidos de dentadura, etc., mais do que ajudar as pessoas, conseguiu na verdade foi ridiculariza-las, como se o jornal fosse uma feira dos desesperados.

    Vamos acompanhar, e torcer. Porque, do jeito que está, o Massa! tá mais é para Miojo!

  10. O pior que o jornal foi lançado, não houve nenhuma consultas aos jornaleiros e que vai comprar.

    O Correio da Bahia, deu certo….vende tudo

  11. Comprei o tal Massa! hoje, e o jornal parece que e impresso com restos de papel jornal que nao foram utilizados para imprimir o A Tarde, e com restos de tinta da grafica. e o pior de tudo, e que todos no meu bairro compram esse jornal. A Tarde acorda!

  12. Olá tudo bem? Gostaria de saber porque não colocam fotos de homens de sunga no jornal Massa? Somente os homens tem o privilégio de ver fotos de mulher de biquine?

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s