BCC cria ferramenta para melhorar visualização de dados

Uma das primeiras lições que se aprende em uma faculdade de jornalismo é “o texto deve ser claro e de fácil entendimento para o público”. Tarefa simples, mas quando a pauta é sobre números ou o foco da notícia implica uma questão númerica e/ou quantidade a situação se torna um pouco mais complexa.

Como facilitar o entendimento do leitor em uma matéria onde consta: “Ao menos 5.000 barris de petróleo estão vazando diariamente no Golfo do México”? Experiência bacana para oferecer uma saída para tal desafio é o Dimensions, ferramenta de visualização elaborada (ainda em desenvolvimento) pela BBC em parceria com a agência Berg.

O objetivo da ferramenta  é criar visualizações interativas de forma mais rápida e agilizar o trabalho daredação, uma vez que os infográficos possuem um potencial para melhorar as narrativas jornalísticas. Em um rápido exercício com o Dimensions é possivel notar que a dimensão ou grandeza de um evento ou dado se adequa/aproxima da minha realidade espacial, por exemplo. Sim, o Dimensions segue a mesma dinâmica do IfItWasMyHome.

Vale dar uma olhada no post do PDA (crédito da foto) sobre o Dimensions

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s