Seis fatores para êxito do crowdsourcing

“A motivação dos colaboradores devem estar alinhados com os objetivos de longo prazo”. Este é um dos aspectos fundamentais para o sucesso de projetos crowdsourcing defendidos por Ankit Sharma (London School of Economics) em sua pesquisa “Crowdsourcing Critical Success Factor Model”.

Sharma propõe seis fatores que podem potencializar a participação do usuário, a saber:

1. Visão e estratégia – propósito do projeto dever atender as aspirações dos colaboradores, o que garante a participação;

2. Capital humano – as competências e habilidades da multidão são determinantes para o sucesso (ou não) do crowdsourcing, portanto quanto menor o esforço do cidadão para contribuir com um projeto colaborativo melhor;

3. Infraestrutura – é preciso garantir conexão móvel e barata, ou usar tais infraestrutura, para assegurar a participação da multidão;

4. Articulações e confiança – determinadas informações precisam de “confiança” para serem divulgadas/indexadas.

5. Ambiente externo – questões econômicas, governamentais, empresas e a cultura devem ser considerados ao se pensar um crowdsourcing

6. Motivação – faça a multidão compreender os benefícios pessoais e comunitários do crowdsourcing

Anúncios

Uma resposta para “Seis fatores para êxito do crowdsourcing

  1. Hello just thought i would certainly tell you something.. This is 2 times now i’ve landed on your blog within the last 3 days hunting for totally unrelated things. Spooky or what?

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s