Salvador ganha totens com Wi-Fi, mas Prefeitura ainda estuda mecanismos de "cadastro" nos hotposts

A Prefeitura de Salvador, em parceria com o setor privado, desenvolve uma iniciativa de instalação de hotpost público interessante na capital baiana. Até meados de julho serão instaladas 50 totens em diversos bairros equipados com Wi-Fi. Atualmente, cinco totens já funcionam parcialmente na orla de Salvador, segundo o executivo municipal.

De acordo com a ascom da SUCOM, órgão municipal responsável pelo licenciamento dos totens, os mecanismos que irão nortear o acesso aos serviço de Wi-Fi ainda não estão definidos, bem como se haverá cadastro, como ele será feito e os dados que (se adotado) serão solicitados ao cidadão. A previsão é que após a instalação dos 50 totens essas questãos sejam definidas.

Desde já vale destacar que endereços de IP não podem ser vinculados aos dados de um cidadão. É necessário ter cuidado com o tipo de cadastro adotado evitando ferir a privadicade do usuário e promover a vigilância da apropriação dos hotpost e, é claro, deve ser um serviço gratuito.

Além do Wi-Fi, os totens são equipados também com medição de raios solares, câmeras que monitaram o trânsito e toda movimentação em um ângulo de 90º, termômetro, relógio, entre outros.

crédito da foto: SUCOM

Anúncios

4 Respostas para “Salvador ganha totens com Wi-Fi, mas Prefeitura ainda estuda mecanismos de "cadastro" nos hotposts

  1. Pingback: Salvador ganha totens com Wi-Fi e outros serviços de utilidade pública « CACeT – UFBA

  2. Salvador ganha ?

    Esse verbo ganha ai no título da postagem é uma coisa a se debater. Esses totens são uma maneira menos sisuda de manter câmeras de vigilância nos monitorando. Para o bem e para o mal.

    Mas é isso. Sob o signo da segurança pública vão se delineando aqui em Salvador as mesmas ferramentas usadas pelo governo Inglês para manter a população nas suas rédeas.

    É a Sociedade do Controle se sustentando com o dinheiro dos impostos… para vigiar os próprios taxados.

    um abraço,

    cb

  3. É uma boa observação, Cb.
    Porém, até agora, os totens foram instalados em pontos que essa tal vigilância é minimizada, devido ao ponto que será vigiado (basicamente carros). Agora é algo p/ ficarmos alertas, sem dúvida

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s