Caravana Digital: Em Salvador, Marcelo Branco debate Internet e Eleições

“A sociedade em rede potencializa o empoderamento do indivíduo de forma inédita e esse processo pode mudar o curso das eleições”. A tese é do Marcelo Branco, ativista do software e conhecimento livre e atualmente coordenador de redes sociais da campanha de Dilma Rousseff, durante a etapa da Caravana Digital realizada nesta quarta-feira (26), em Salvador.

Branco lembrou que as redes sociais não foram criadas pela Internet. As redes sociais são espaços de convivência e sendo assim é impossível pensar uma campanha eleitoral na Internet sem potencializar a colaboração entre os cidadãos. “O cidadão não quer apenas ler as notícias sobre o candidato/campanha, ele quer participar, interagir”, disse.

Questionado sobre o desenrolar da campanha eleitoral na Web deste ano, Branco aposta que as ações na Internet serão baseadas em nichos e que a mediação nos processos conversacionais nas redes sociais e mídias colaborativas serão agregados pelos candidatos.

“A principal tarefa da campanha na Internet é organizar as pessoas. Devemos monitorar a campanha na Web, intervir nas redes e ir para as ruas”, recomenda.

Vale ressaltar a defesa do Marcelo Branco de que a “internet recupera o sentido de voluntariado nas campanhas eleitorais”, uma vez que o cidadão conta com mais ferramentas para participar, compartilhar ideias, influenciar pessoas, e a própria filosofia colaborativa da rede potencializa essa “participação ativa”.

Por fim, duas dica importantes para quem vai fazer campanha: 1- Busque audiência para o conteúdo e não para a plataforma (blog, orkut, twitter e afins). Ventilar o conteúdo é a lei. 2 – Não alimente trolls.

Registrei outras impressões sobre a palestra no Twitter e vale dar uma olhada na escrita coletiva da #caravanadigital em Salvador.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s