WSJ potencializa hiperlocalismo em Nova York

Durante a apresentação do artigo “Jornalismo Participativo e Informação Hiperlocal“, de autoria do Nelson Oliveira, no Sessões Científicas (Petcom/Facom-UFBA), realizada nesta terça-feira (27), o foco do debate foi a necessidade de estratégias que precisam ser desenvolvida pelos jornais para potencializar a produção colaborativa e hiperlocalizada.

O Marcel Ayrestuitou” o anúncio da parceria entre o Wall Street Journal e o site FourSquare, cujo objetivo é ofertar aos usuários informações baseadas na localização através de dispositivos móveis. A cobertura do projeto atinge a área metropolitana de Nova York.

Imagine que você caminha pela cidade norte-americana e ao acessar o WSJ recebe dicas de restaurantes, museus e demais serviços. O jornal aposta também em “distintivos” o “Urban Adventurer”, guia para quem deseja visitar as cinco regiões de NY,o “Lunch Box”, guia de restaurantes na região e o BankerBadge, para aqueles que dedicam maior parte das suas vidas no Distrito Financeiro.

Apesar de pouco utilizado podemos pensar também que a tecnologia Bluetooth pode potencializar o jornalismo hiperlocal (em uma dimensão ainda mais micro) com informações baseadas na localização dos usuários. Um exemplo (dica da Jeniffer Santos) é projeto Bluetooth News desenvolvido no Centro Universitário Jorge Amado com notícias sobre a vida acadêmica e afins.

Anúncios

Uma resposta para “WSJ potencializa hiperlocalismo em Nova York

  1. Pingback: Metro News usará FourSquare para potencializar informação hiperlocal | Foursquare Brasil

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s