Gerd Leonhard e o futuro da mídia

O desafio para a indústria cultural é como conectar a nuvem de bits às pessoas, seja no consumo de música, notícias e serviços. O argumento é do alemão Gerd Leonhard,”mídia futurista”  defendido durante entrevista ao Roda Viva nesta segunda-feira (26). Leonhard, que é consultor de 15 empresas de comunicação, acredita que o futuro do consumo será por nicho e fragmentado.

“Atualmente, a cultura é baseada em pessoas conectadas, elas não querem apenas uma cópia ou dispositivo, elas querem o acesso, uma boa experiência. Hoje uma propaganda pode ser um jogo no iPhone”, diz o futurista de mídia”.

Para Leonhard é preciso criar um ecossistema aberto e não um egosistema fechado. Segundo ele, o Google materializa bem essa perspectiva, tendo em vista seus modelos de negócios e aplicativos baseados, sobretudo, na divisão do lucro e liberdade de acesso.

Nesse contexto, o Estado deve ter uma atuação de promoção e criação de mecanismos/políticas para inclusão digital. Citando a experiência da Finlândia, onde o acesso a internet é um direito universal, Leonhard defende que Estado deveria se preocupar mais potencializar o acesso do que promover a vigilância na rede.

Questionado sobre o futuro do mass media, o pensador alemão aposta na reconfiguração dos media, que historicamente foram criados para “empurrar” e afastar o público. “A Internet mostra o contrário, é preciso atrair o público, dialogar e inseri-los em modelos colaborativos”.

Ainda sobre a colaboração na Web, Leonhard diz que “a internet é darwinista” e tem nos forçado a colaborar, a nos envolver em questões coletivas. Para ele, apesar de aumentar o “barulho” e “ruídos”, a filtragem colaborativa tem sido eficaz para selecionar as informações de “qualidade”

Por fim, e como não poderia deixar ser, Leonhard prevê que no futuro (e isso que dizer no máximo cinco anos) pagaremos por nossa privacidade. “Se você não quiser ouvir a propaganda da Nokia, certamente não terá música de graça”. Quanto menos você der, menos irá receber”, finaliza.

*Crédito da imagem: Jair Bertolucci

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s