Notícia precisa ser "ventilada" e jornalista precisa repensar mediação na Web

Pesquisa realizada pelo Pew Research Center sobre o hábito de consumo de notícia nos Estados Unidos revela dados curiosos sobre a “ventilação” da informação e a colaboração dos norte-americanos.

De acordo com o estudo, 75% das notícias lidas pela internet vêm do compartilhamento via e-mail ou redes sociais. Tenho dito aqui no blog que não basta pensar a otimização das técnicas de SEO, pensar em arquitetura da informação, em potencializar a interação a partir do visual, sem pensar em estratégias de “ventilação” das informações para além das páginas dos jornais. E aqui é claro entra as redes socias e mídias colaborativas.

Outro aspecto, que diz respeito a colaboração, apontado pelo estudo é que 37% dos norte-americanos interagem de alguma forma com a notícia, por meio de comentários, compartilhamento em sites como Facebook ou Twitter ou discussão em redes sociais.

Os dados ratificam o carater conversacional da Web e indica para o jornalista uma mudança no seu papel de mediador entre “realidade” e público. Não basta uma mediação conectiva (entre o fato e os leitores), mas um mediação relacional, que considere a audiência como co-autora na produção de conteúdo.

A pesquisa indica também uma reconfiguração da esfera de visibilidade pública, uma vez que a agenda pessoal dos cidadãos é cada vez mais influenciada pelas relações interpessoais, apesar desse conteúdo ser em grande parte filtrado do próprio mainstream midiático.

Aqui também cabe pensar na “multimidialidade do consumo”, tendo em vista que 92% dos norte-americanos acompanham a mesma notícia em múltiplos meios de comunicação. Atualmente, os comentários sobre a atuação dos personagens no Big Brother Brasil encontram no Twitter um campo fértil para o debate, troca de impressões entre os telespectadores do BBB conectados e até mesmo “campanhas” para eliminar um dos “hérois”, como prefere o Pedro Bial.

É um bom debate, quem sabe um artigo para o Intercom.

Em tempo…vale dar uma olhada no vídeo abaixo elaborado pelo Jesse Thomas com números da Web em 2009

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=9641036&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=1&color=ffffff&fullscreen=1

JESS3 / The State of The Internet from Jesse Thomas on Vimeo.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s