Newsday falha ao cobrar por acesso à notícias na Web

Ainda sobre a questão do conteúdo pago, a notícia de que o jornal norte-americano Newsday conseguiu apenas 35 assinantes em três meses coloca em dúvida o possível sucesso dos jornais em sua política criar “pedágios informativos” nos respectivos sites.

Após investir quase 4 milhões de dólares na reformulação do site, o Newsday resolveu cobrar pelo acesso ao seu conteúdo na internet em outubro de 2009. O valor cobrado era 5 dólares mensais ou US$ 260 pela assinatura anual.

Nesse período, o jornal arrecadou apenas US$ 9 mil dos seus 35 assinantes. No comentário do Newsday sobre o fracasso da receita gerada pelo conteúdo pago sinaliza que a “culpa” é decorrente do pequeno mercado atendido pelo jornal. Ainda de acordo com a versão oficial, o Newsday não tinha “intenção de gerar receita com asssinaturas”, uma vez que os assinantes da versão impressa ou do serviço de Tv paga (Cablevision Optimum Online) já possuem o acesso à versão online do veículo.

O que me intriga é se após criar “pedágio” o jornal perde leitores. Obviamente que não é uma pesquisa oficial, mas ao fazer uma rápida consulta no site de análise Alexa nota-se a queda no número de leitores e pageviews nos últimos três meses, justamente no periodo em que o Newsday resolver cobrar pelo acesso ao conteúdo.

Interssante, não é?

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s