StarNews lança modelo de jornalismo colaborativo baseado nas perguntas dos leitores

O StarNews, jornal localizado na Carolina do Norte (EUA), desenvolve um interessante modelo de jornalismo colaborativo. Através do canal MyReporter, os leitores podem fazer perguntas sobre assuntos relacionados a região e os jornalistas respondem. O StarNews possui também o Brunswick Voice, modelo tradicional de produção colaborativa de conteúdo.

Penso que tal modelo de jornalismo colaborativo possibilita uma mudança dos critérios de noticiabilidade, uma vez que a pauta é definida pelo próprio cidadão, ele irá ler no jornal o que realmente quer saber e não informações que os editores/jornalistas julgam ser de interesse dos leitores.

Em uma rápida análise das perguntas dos leitores observa-se,sobretudo, a necessidade de notícias hiperlocais, como “O que será construido ao lado do restaurante Whitey´s?” ou “Quem regula as empresas de tv a cabo”?. Curiosamente (só a título de exemplo) nenhum dos dois assuntos foram abordados pelo StarNews, o que pode indicar ao próprio corpo editorial do jornal, boas sugestões de pautas para serem abordados no veículo.

Dica da Gabi e Groc

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s