Projetos colaborativos auxiliam a cobertura sobre a tragédia no Haiti

A Ushahidi combinou a colaboração com a geolocalização para auxiliar no mapeamento dos problemas enfrentados no Haiti, após o terremoto que vitimou milhares de pessoas. Através do aplicativo é possível visualizar as áreas de resgate, obter informações sobre pessoas desaparecidas e as emergências que surgem nos locais atingidos.

É possível colaborar através de SMS, e-mail, Twitter ou de formulário disponível no haiti.ushahidi.com. Na página é possível também visualizar informações veiculadas nas mídias colaborativas e redes sociais, bem como badges para divulgar a plataforma em sites e blogs.

iReport ajuda na busca por pessoas


Família se reencontrou por intermédio do iReport

Outro projeto colaborativo interessante é o Looking for loved ones in Haiti desenvolvido pelo iReport, canal colaborativo da CNN. A idéia é auxiliar familiares encontrarem seus parentes desaparecidos (upload de imagens e vídeos) e permitir que os familiares se comuniquem entre si.

O iReport criou também campo de pesquisa, onde é possível procurar por amigos e parentes e tem dedicado em sua página informações sobre a situação no Haiti.

Ong cria centro emergencial para produção jornalística

Apesar de não listar dentre as características do jornalismo colaborativa, a ação da Ong Repórter Sem Fronteiras em criar um centro de operação de emergência para a imprensa haitiana possa realizar suas atividades merece figurar neste post.

De acordo com a Ong, a impresa se encontra em ruínas, assim como o restante do país. O centro operacional será equipado com computadores, dispositivos móveis e geradores elétricos. O local deve estar em funcionamento na próxima semana e de acordo com François Bugingo, presidente da seção canadense, a Repórter Sem Fronteiras irá desenvolver um plano para a reconstrução dos meios de comunicação no Haiti.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s