Geolocalização do Twitter não decola, aponta pesquisa

O crescimento de novos usuários do Twitter está em queda nos Estados Unidos, mas, a boa notícia é o site de rede social tem atraido pessoas de outros países. Esta é a constatação da pesquisa Sysomos divulga nesta quinta-feira (14).

Em junho de 2009, 62% dos usuários eram originários dos Estados Unidos, agora o índice caiu para 50%. O Brasil cresce 2% e figura na segunda colocação no ranking de perfis, porém, em termos de tweets publicado o Brasil cai para terceiro lugar (6,73%).

São Paulo figura na terceira posição em número de usuários (1,47%) e o Rio de Janeiro em nono. Já em relação ao número de tweets, São Paulo fica em sexto (1,18%).

Geolocalização
Lançado em agosto de 2009, a API do Twitter, que permite a geolocalização nos tweets, não decolou. Apenas 0,23% dos tweets possuia dados de localização. Entretanto, existe algo a ser questionado na pesquisa entre a relação do local e os tweets. Os usuários publicam muitas informações sobre a sua realidade, seja informaçãoes sobre o clima, a situação do trânsito ou dicas de lazer para o fim de semana.

No contexto conversacional, o indivíduo não precisa frisar o “local”, tendo em vista que os seus seguidores sabem (a maioria) a sua localização. Por outro lado,  apesar do Zuckerberg apostar no “fim da privacidade”, o dado sinaliza que as pessoas não querem tornar pública sua localização. Outra questão é: até que ponto a localização acrescenta elementos a uma informação.Sem dúvida esse aspecto influenciou na pesquisa, bem como a pouco tempo de lançamento do API e o circulo fechado de usuários que contam com o serviço.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s