YouTube lança canal para potencializar jornalismo colaborativo

Após lançar o YouTube Reporters’ Center, projeto que tem por objetivo ajudar os cidadãos no aprendizado e tratamento da informação, o YouTube inaugurou um canal de “jornalismo colaborativo”, o YouTube Direct. Até o momento não existe intuito de se cobrar pelo serviço.

[flash http://www.youtube.com/watch?v=tgGxi3hiOnY%5D

A iniciativa tem uma dupla funcionalidade:

1- para os editores de emissoras de televisão e demais canais de conteúdo audiovisual o canal disponibilizará vídeos já “filtrados”. Considerando que a cada minuto são inseridos 20 horas de vídeos no YouTube, a pesquisa sobre uma catástrofe da natureza, por exemplo, tenderá a ser mais rápida.

2- Para os cidadãos-repórteres e para a prática colaborativa, o canal potencializará o valor testemunhal de determinados episódios e permitirá que a informação seja apropriada por um maior número de usuário (inclusive a própria mídia colaborativa e/ou social). Por fim, os meios de comunicação poderão contactar diretamente o autor do vídeo para maiores informações sobre o fato.

De acordo com o post no blog oficial do YouTube, os sites americanos Huffington Post, NPR, Politico, San Francisco Chronicle e duas estações da Boston TV já testam o serviço. É possível ainda que cada empresa personalize o arquivo para o seu site, graças a API do YouTube.

Anúncios

Uma resposta para “YouTube lança canal para potencializar jornalismo colaborativo

  1. Olá. Muito interessante essa nova funcionalidade do youtube. No ultimo parágrafo do seu post, você disse que qualquer empresa pode personalizar o youtube direct para seu site, através do API do youtube. Você conhece algum freelance que pode fazer isso? Ou onde posso encontrar alguem que entenda o api do youtube para personalizar para meu site?

    Aguarado e parabéns pelo Blog.

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s