Murdoch está certo…

Não há nada de errado na decisão do Rupert Murdoch em tirar o conteúdo dos seus jornais do buscador Google e listagem do Googel News. O único erro, vale destacar, é cobrar por acesso ao conteúdo no ciberespaço, que limita a difusão e acesso do conhecimento.

Mas, voltando a decisão do magnata. Primeiro, o Google é o sistema de busca mais utilizado no mundo, o que indica que através dele o usuário se conecta ao ciberespaço. Ora, se a idéia do Murdoch é cobrar por conteúdo é preciso “bloqueiar” os atalhos que levem ao pote de ouro (notícias).

Segundo, o Google e o seu Google News não repassam os lucros obtidos aos jornais, dos quais sugam os conteúdos. Mais uma vez, vendo por esta lógica, acerta o Murdoch. Segundo a decisão, apenas o título da matéria e o primeiro parágrafo irá figurar no Google. Ao clicar no link, o usuário será redirecionado para um formulário (em um dos jornais da rede) onde será exigido o pagamento para acesso a informação.

Vai dar certo? (pois envolve localização, recomendação, hipertexto, diálogo, influência, ampliação do público) Não. Mas, nessa “briga” com o Google, o Murdoch tem razão.

Até o Google sabe disso, tanto que sua resposta a declaração do magnata da comunicação foi: se quer fazer, que o faça. “Os editores disponibilizam os conteúdos na Web para que estes sejam encontrados, mas se eles dizem não incluam, nós o faremos.

Anúncios

Uma resposta para “Murdoch está certo…

  1. Mas Yuri… se não dá certo cobrar por conteúdo na web, então temos que encontrar outra maneira. Hoje em dia, a maneira mais usada é publicidade, que só faz sentido (ainda, embora erroneamente), na QUANTIDADE de pageviews.

    Se o cara não tá no Google, quantos pageviews o site dele vai ter?

    Já se foi o tempo em que as pessoas guardavam a url das páginas. Nem favoritos o povo tem mais. Delicious ainda é meio raro. As principais fontes de tráfego ainda são mecanismos de busca e redes sociais.

    Mas… será que, com este pensamento, o Murdoch vai investir pesado em redes sociais…

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s