Mídias sociais, convergência, colaboração e jornalismo

É impossível pensar em jornalismo sem considerar a colaboração e a convergência. Para mim esses são os dois maiores desafios para a esfera comunicacional, atualmente. E, uma resposta a estas premissas, vem do vídeo publicado pelo José Manuel Noguera em seu blog, La Azotea, que versa sobre a convergência midiática, marketing, mudança do consumo e perfil do consumidor, criado para o Media Convergence Forum.

[flash http://www.youtube.com/watch?v=6ILQrUrEWe8%5D

Em tempo, a Ana Brambilla publicou em seu blog uma síntese da pesquisa realizada pela agência Middleberg (SNCR) sobre o uso das mídias sociais pelos jornalistas. A pesquisa ouviu 317 jornalistas de Nova York e os principais resultados foram:

– 70% dos jornalistas afirmam usar mídias sociais como suporte para a elaboração da reportagem;
– Para 92% dos entrevistados, as mídias sociais agilizam a rotina da redação;
– 66% destes jornalistas usam blog
– 51% usam a Wikipedia
– 48% recorrem a vídeos online
– 47% usam Twitter ou outros serviços de microblogging
– 57% percebem que o Twitter ajudou a aumentar sua credibilidade perante os leitores

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s