Participación y Periodismo Ciudadano

“O jornalismo colaborativo está transformando a idéia de que informar é direito apenas dos profissionais”. Esta é a tese defendida por Óscar Espíritusanto, em seu artigo Participación y Periodismo Ciudadano, que integra a primeira edição do “Cuadernos de comunicación”, elaborado pela agência Evoca.

Apesar de destacar a mudança de paradigma na esfera comunicacional, Espíritusanto argumenta que o jornalismo tradicional e o jornalismo colaborativo se complementam e proporcionam a evolução da comunicação.

O autor comenta também que os avanços tecnológicos e a Internet influenciaram o comportamento dos leitores, que agora desempenham um papel mais ativo e podem gerar seus próprios conteúdos. Entretanto, Espiritusanto destaca que a busca pela credibilidade ainda é um dos principais desafios das experiências colaborativas de produção de conteúdo.

“[essas experiências] não possuem o suporte de uma grande marca ou um grande ícone que certifique e agregue as histórias narradas”

A saída, aponta ele, passa pela própria “validação” da rede de colaboradores/leitores, uma vez que a credibilidade se conquista com “tempo e qualidade na informação gerada”.

Por fim, o autor argumenta como o jornalismo colaborativo tem colaborado para a mobilização social e/ou potencializar a cidadania e o debate público sobre temas coletivos, principalmente na cobertura de desastres naturais e crises políticas. Um dos exemplos citados é o Global Voices, projeto internacional, que segundo Espíritusanto “amplia diálogos e publica histórias que outros meios de comunicação ignoraram”.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s