A Ética Jornalística na Sociedade da Informação

Este é o título do curso de extensão que será ministrado pelo Prof. Francisco José Castilhos Karam (Universidade Federal de Santa Catarina) de 25 a 27 de agosto, das 15h às 18h, na Faculdade de Comunicação da UFBA (FACOM). A inscrição é gratuita é será realizada no primeiro dia de aula.

Irei ao curso e farei a cobertura via Twitter e posts aqui no blog.

Confira o programa do curso

Ementa

Linguagem, Valor, Verdade e Discurso. Ética, Deontologia, Profissão e Jornalismo. Códigos ético-deontológicos no Jornalismo. Praxis jornalística: limites operacionais e possibilidades éticas. A ética jornalística aplicada às novas mídias e tecnologias. Jornalismo e ConvergênciaTecnológica.

Objetivos

a) Analisar os conceitos de Ética, Deontologia, Verdade, Verossimilhança e Valor, vinculando-os  ao universo jornalístico.

b) Analisar o jornalismo à luz de sua ontologia específica, enfatizando a linguagem e a representação social e ética.

c) Analisar o problema da objetividade e da subjetividade no relato jornalístico.

d) Diferenciar ética e deontologia na praxis jornalística.

e) Analisar e debater os reflexos da globalização da economia e de megafusões empresariais da comunicação nos princípios éticos/deontológicos jornalísticos.

f) Analisar a perspectiva do exercício ético jornalístico à luz da Sociedade da Informação e da Convergência Tecnológica.

Estrutura programática

Unidade 1: Introdução ao tema Valor e Verdade e a relação com o tema Ética e Deontologia. A linguagem e o relato jornalísticos, o discurso e sua relação com a verdade, com a verossimilhança e com o sentido de valor humano.

Unidade 2: Jornalismo e Espaço Público. Os modernos direitos civis e o direito social à informação jornalística. A generalidade moral e a especificidade profissional. Objetividade e subjetividade jornalísticas. Aparência e essência no conhecimento jornalístico.  A relação da ética jornalística com a deontologia profissional.

Unidade 3: Perspectivas do Jornalismo e da ética jornalística na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento. O jornalismo, o ciberjornalismo, a convergência tecnológica e os valores éticos na profissão jornalística.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s