Yes we did: os segredos da campanha online de Barck Obama

Reportagem do EL PAÍS entrevistou Rahaf Harfoush, uma das coordenadoras da campanha online de Barack Obama na disputa presidencial nos Estados Unidos. Harfoush comentou as estratégias adotadas pela equipe para mobilizar os cidadãos via Web e converter o “discurso da esperança” em voto.

Apesar de ao longo da campanha terem reunido 3,2 milhões de amigos no Facebook, 137 mil seguidores no Twitter e postar 1.824 vídeos no YouTube, Harfoush diz que o importante é a estratégia, e não a tecnologia.

“É fácil criar perfis, obter amigos no Facebook ou manter um blog, mas o nosso objetivo era fazer com as pessoas saíssem de suas casas e votassem em nossas propostas”

Harfoush revela ainda que a equipe responsável pela campanha nos novos meios de comunicação, trabalhou sob o conceito da hipersegmentação, ou seja “nada de mensagens massiva. O segredo é o máximo de personalização no envio das mensagens.

“As pessoas se guiam mais pelas opiniões dos seus familiares, amigos, vizinhos do que pelos especialistas e pela televisão. Com a Internet e as redes sociais, houve uma potencialização do boca a boca”

Obviamente, Harfoush não esqueceu da importância da colaboração em campanhas online. Durante o período eleitoral, 35 mil voluntários conseguiram 13 milhões de emails de “eleitores potenciais”, que foram decisivos para a divulgação da campanha, sem falar na arrecardação de 750 milhões de dólares para o fincanciamento da campanha

“Nem os governos e nem as empresas controlam as mensagens. Com a Internet, as pessoas podem fazer o upload de um vídeo no YouTube, denúnciar uma repressão via Twitter ou criticar um produto”

Para quem se interessa pela temática, Rahaf Harfoush lançou o livro Yes we did, que conta as estratégias da campanha presidencial de Barack Obama.

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