Monografia aborda reconfigurações da imprensa no jornalismo colaborativo

“Reconfigurações da Imprensa no Webjornalismo Participativo – uma análise do Leitor-Repórter, do diario.com.br”. Este foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso de Joel Minusculi defendido e aprovado na Universidade do Vale do Itajaí em julho.

Ainda não li a monografia, mas já está na fila e a proposta do trabalho é interessante. Abaixo o resumo e o link para o download.

Resumo

A presente monografia tem por objetivo detalhar as reconfigurações da imprensa tradicional diante do fenômeno do Webjornalismo Participativo. O Leitor-Repórter, pertencente ao diario.com.br do portal ClicRBS, é o objeto de estudo utilizado para detalhar a dinâmica da participação das audiências na produção de conteúdo no jornalismo. A base teórica conta com os preceitos de Web 2.0 e cibercultura, através de conceitos e estratégias pregadas por autores da área da comunicação na rede mundial de computadores. Foi realizada uma análise do conteúdo do material enviado pelos usuários do Leitor-Repórter no período de 22 a 29 de novembro de 2008, quando a população de Santa Catarina foi atingida por uma catástrofe climática causada por chuvas. O desenvolvimento da monografia teve apoio dos métodos de revisão bibliográfica dos conceitos, da observação participante no canal colaborativo e das entrevistas com os profissionais responsáveis pela edição da produção dos usuários do Leitor-Repórter – estas últimas utilizadas para traçar o perfil da rotina dos profissionais desse meio. Com isso ficou evidente a adequação dos jornalistas como organizadores dos fluxos de informação na web. É mostrado também que as empresas precisam criar estratégias para administrar os canais colaborativos, através de uma interação real com suas audiências. Ao final desta monografia ainda são traçadas perspectivas de adequação dos profissionais jornalistas dentro da nova dinâmica da produção de conteúdo pelas audiências.

Anúncios

3 Respostas para “Monografia aborda reconfigurações da imprensa no jornalismo colaborativo

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s