Jornais decidem cobrar por conteúdo na Internet

A partir de 2010 o acesso aos meios de comunicação online que intergram a News Corporation, do magnata Rupert Murdoch, será pago. Durante coletiva à imprensa, Murdoch disse que o jornalismo de qualidade não é barato e que oferecer conteúdo gratuito é um ato de canibalização do exercício do bom jornalismo.

“A revolução digital abriu novos canais de distribuição e mais baratos, entretanto, isso não significa a transmissão gratuita da informação”, declarou Murdoch.

A decisão foi influenciada após queda de 10,7% na receita trimestral do News Corporation, para 7,67 bilhões de dólares. De acordo com a decisão da empresa, a News Corparation irá aumentar a vigilância sobre a “cópia” de notícias e fotografias produzidas pelos funcionários da rede.

Além disso, Murdoch disse que está insatisfeito com o controle do Kindle sobre o relacionamento com os assinantes de jornais e que pensa em procurar um acordo melhor com a fabricante rival Sony.

Vale destacar que a News Corporation é proprietária, dentre outros, do estúdio de cinema 20th Century Fox, as cadeias de televisão Fox e Sky e nada menos do que o The Wall Street Journal, The Times e The Sun e do MySpace.

Quem também anunciou que irá cobrar por parte do conteúdo, em 2010, foi o jornal francês Le Figaro, que possui 6.6 milhões de usuários mensal. A idéia não é “fechar” o conteúdo pago, mas criar um novo produto a ser comercializado.

As decisões dos jornais, referências mundiais, contrapõem a tendência do ciberjornalismo, em disponibilizar conteúdo de forma gratuita através da Web e, se der certo, irá inaugurar um novo momento para o jornalismo. E aí, o grande desafio dos jornais será  convencer o leitor, que adquiriu o hábito de leitura sem pagar nada por isso, a gastar algumas dezenas de reais para consumir conteúdo.

Eu acho que não dará certo, mas, será um bom laboratório para quem pesquisa ciberjornalismo. Voltarei a abordar esse tema com mais calma…

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s