Notas sobre Juazeiro (Bahia)

O tempo é curto. Portanto serei breve. Estou em Juazeiro, o clima por aqui está agradável e a cidade mudou pouco desde 2003, última vez que estive aqui. O município passou por uma profunda transformação política e a atual administração do PcdoB (com o auxilio de alguns partido) conduz um processo para reorganizar Juazeiro. Porém, o clima continua desolador.

Daqui da janela do hotel (estou no Rio Mar; o Wi-Fi é gratuito e funciona bem) contemplo a magia do Rio São Francisco, o velho Chico, mas no calçadão garotos cheiram cola, meninas ensaiam a prostituição, ao que parece ser a futura profissão; indiferentes, pessoas fazem a sua caminhada, alheias a situação caótica. Na beira do Velho Chico, o antigo prefeito gravou a inicial do seu nome “M”. Culto à personalidade, lembrou um antigo camarada stalinista.

Por falar em Stálin, encontrei por aqui camaradas do PcdoB, da época em que militava no partido e outros companheiros de luta. Deles, ouvi histórias curiosas e lastimáveis sobre a ditadura militar.Torturas, greves, sonhos, uma causa para lutar, uma bandeira para levantar…Comentei sobre o potencial da Internet para organização e mobilização popular, citei algumas ações do ciberativismo. Apesar da censura, e curiosamente, o número de jornais e boletins que circularam durante a ditadura militar foi intenso. Mesmo com diversas posturas ideológicas durante o debate, todos concordaram com o Lênin, que comentava o papel essencial que cumpre a comunicação nos processos revolucionários.

Daí, não deu outra conclusão: se tivéssemos o artefato tecnológico que possuímos hoje, certamente, a história do Brasil seria outra. Se faltavam dispositivos e meios para expandir a luta política, sobravam conscientização e força para ir às ruas. Atualmente, é o inverso, sobra tecnologia, mas falta rebeldia.

Amanhã tem fotos de Juazeiro e notas sobre Petrolina.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s