Aplicativos minimizam ausência de comunidades no Twitter

O Twitter é uma rede social carente de comunidades e de sentimento de pertencimento a determinadas causas ou locais. Esse senso de “afeto à” ocorre sobretudo durante a cobertura de um evento, comentário sobre um evento midiático ou debate sobre uma determinada temática, seja conflito, campanha contra o IE6 ou o Mega Não.

Seja pela limitação técnica (140 caracteres) ou pela própria apropriação informacional da ferramenta, o diálogo via Twitter, geralmente é efêmero e não passa da troca de quatro tweets. Algumas inovações do Twitter, como criar hiperlink nas hashtags e melhoria no sistema de busca, penso que fortalece a ferramenta como fonte de informação e/ou troca de conhecimento entres os membros.

Não quero com isso dizer que o Twitter deveria adotar uma estrutura semelhante a do Orkut ou Facebook, aliás as características descritas acima tornam o Twitter diferente e popular. Escrevo este post  para falar de três aplicativos que minimizam esta ausência de “clima” de comunidade e ligação à uma causa ou localidade. Vale ressaltar, que a possibilidade de incluir aplicativos ao Twitter, de certa forma, invalida a própria crítica acima.

O primeiro é o Twubs, que permite criar páginas personalizadas a partir das hashtag. Um indexador de conteúdo, na verdade. Criei uma sobre #salvador, desta forma, acompanho os últimos tweets, vídeos e imagens sobre a cidade, os usuários cadastrados no Twitter com a localização “Salvador”, além de criar agenda de eventos a serem realizados no local e um espaço alternativo para o debate sobre assuntos específicos, tendo como “motor” a cidade da Bahia. Com este aplicativo busco encontrar semelhantes, acompanhar informações a partir do posicionamento geográfico.

Já com o Eusigo, um diretório de usuários do Twitter, posso navegar e conhecer pessoas a partir de temáticas específicas. As hashtags, neste caso, funciona como “fio condutor” para a navegação no Twitter, tendo como mediador os interesses semelhantes.

Por fim, e neste momento, a que eu acho mais interessante é o Twibbon, que em linhas gerais é destinado a promover a conscientização e promover campanhas através do Twitter. Você cria uma causa, escolhe uma logo que represente a bandeira de luta e os apoiadores podem “vestir” a camisa. Apesar de simples, esta atitude de se filiar à uma bandeira de luta, tem um efeito simbólico expressivo, pois oferece maior visibilidade ao ciberativismo, aproxima as pessoas a partir da luta por uma causa e possibilita aos pesquisadores mapear as posturas políticas em redes sociais.

Anúncios

3 Respostas para “Aplicativos minimizam ausência de comunidades no Twitter

  1. Pingback: Paulo Rená da Silva Santarém (prenass) 's status on Thursday, 13-Aug-09 04:47:28 UTC - Identi.ca

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s