Jornalistas não entendem as mídias sociais

Esta é a conclusão da monografia “As percepções dos jornalistas da EBC sobre mídias sociais” , da Carine Roos. A pesquisa foi realizada com 14 jornalistas da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) em três veículos diferentes, entre eles, a Agência Brasil, a Rádio Nacional Amazônia e a TV Brasil, durante 18 de março de 2009 e finalizadas em 28 de abril de 2009.

Vale destacar que esta conclusão refere-se a realidade da EBC. Certamente, em outras empresas, seja pública ou privada o resultado será outro.

De acordo com Carine Roos, esses “profissionais ainda não entendem que, com o surgimento de novas plataformas de publicação de notícias e informações, como blogues e sites alimentados pelos cidadãos repórteres, ocorre uma reestruturação dos papéis de emissor e receptor”.

Segundo ela, dois mecanismos impedem um diálogo entre jornalistas e mídias sociais:

1- jornalistas não dão credibilidade às mídias sociais. O principal argumento para tal é que “o cidadão não tem competência para fazer notícias, temem que este passe uma informação errada e ajam de forma anti-ética, assim como não sigam os critérios de noticiabilidade”.

2- estrutura de trabalho, pois “impede uma maior integração entre mídias sociais e convencionais”.

Taí uma pesquisa que vale a pena o download.

Anúncios

Uma resposta para “Jornalistas não entendem as mídias sociais

  1. Olá, Yuri. Tudo bem? Sou jornalista do Recife e achei o seu site bem interessante. Também tenho especialização em Ciência Política e minha meta agora é o Mestrado em Comunicação. Estou desenvolvendo meu projeto em cima da análise Jornalismo x Twitter. Você teria livros ou sites que tratem do tema para indicar? Obrigado pela atenção.

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s