Nouweo aposta em modelo wiki+digg para jornalismo colaborativo

Tenho defendido em algumas mesas de bar por aí que as experiências em jornalismo colaborativo ainda focam muito a participação individual do cidadão e não potencializa a colaboração de conteúdo de forma coletiva e/ou explorando a rede social. (Em breve um artigo sobre a temática).

Creio que um modelo de colaboração baseado em wiki, que possibilite a edição do material pela rede de colaboradores, e um sistema de votação (como ocorre no Overmundo) para validar o conteúdo produzido, bem como a sua hierarquização das matérias na home da página, é uma das alternativas para um jornalismo colaborativo baseado na coletividade e em redes sociais.

Uma experiência em fase beta é o Nouweo, mídia colaborativa francesa que aposta na fórmula “wiki+digg” para a elaboração e publicação das notícias. COnhecei o Nouweo via o site Periodismo Ciudadano.

O colaborador/usuário tem três opções de participar: contribuir, votar e redigir. O mecanismo de publicação segue três etapas: 1- o cidadão-repórter sobe a notícia; 2-outros usuários podem adicionar contribuições, revisar o conteúdo, que 3-segue para a lista de pendências e a depender do número de votos é publicada.

Os idealizadores do Nouweo pretendem lançar ainda um sistema de mensagens diretas entre os usuários e um fórum. O mais interessante é a criação de um corpo editorial para modificar as notícias públicadas (mesmo após o trâmite coletivo colaborativo), atentar para as infrações à lei e direitos, além da tradução para outros idiomas.

Potencialize o diálogo. Comente!