YouTube lança projeto para formação de cidadãos-repórteres

A colaboração foi elemento fundamental para o sucesso do YouTube e para potencializar esta prática, o site lançou o projeto YouTube Reporters’ Center, que tem por objetivo ajudar os cidadãos no aprendizado e tratamento da informação.

O projeto, dedicado ao jornalismo, reúne vídeos com lições de renomados jornalistas sobre ética, como fazer uma entrevista, apuração de informações, dicas para gravação de vídeos, jornalismo investigativo, jornalismo colaborativo entre outros. O conteúdo está em inglês e, por enquanto, sem legendas.

Vale ressaltar que jornalistas como Bob Woodward, Arianna Huffington, Katie Couric, Nicholas Kristof, as agências de notícias como Reuters, Associated Press, além dos jornais tradicionais NewsWeek, Time e Washington Post, bem como projetos de jornalismo colaborativo, como o Witness, The Uptake e o Citizen Media Law Project estão envolvidos no projeto, o que, simbolicamente, pode ser um marcado para a melhoria/potencialização da relação de jornais e colaboradores.

No post sobre o YouTube Reporters’Center, o YouTube destaca que a partir do momento em que diversos governos censuram a imprensa, expulsam jornalistas estrangeiros e demais atrocidades contra a liberdade de expressão, como os últimos episódios ocorridos no Irã, por exemplo, os próprios cidadãos são os únicos documentaristas dos acontecimentos e cumprem um papel fundamental na produção de conteúdo.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s