Governador do Rio de Janeiro condena uso de novas tecnologia nas escolas

Diziam os gregos que a aprovação de uma Lei era um bom diagnóstico para avaliar a mentalidade/comportamento da sociedade.  Ao aplicar esta filosofia à decisão do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que proíbiu o uso de diversos aparelhos eletrônicos em salas de aula das escolas estaduais, temos como resultado: retrógrado.

Com a decisão, publicada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial, além dos celulares, que já eram proíbidos, o uso de walkmans, diskmans, iPods, MP3, MP4, fones de ouvido e/ou bluetooth, game boy, agendas eletrônicas e máquinas fotográficas estão suspensos. A Lei vale também para os professores. Os infratores estão sujeitos à multas e advertências que podem levar o professor à demissão ou o aluno à expulsão da instituição de ensino.

De acordo com a nova lei, o uso desses equipamentos estão proibidos em as salas de aula, a biblioteca ou outros espaços de estudo, porém (sempre uma brecha), os aparelhos podem ser utilizados mediante autorização da instituição com fins pedagógicos.

Mas, deixemos tal absurdo de lado e voltemos ao ensinamento da Grécia e as experiências em outros países.

Estados Unidos – Na Faculdade de Jornalismo da Universidade de Misuri, os alunos são obrigados a possuierem um iPhone ou iPhod Touch para irem se familiarizando com as novas interfaces e as novas possibilidades que as TIC’s oferecem aos ensino.

Japão – Uma Universidade decidiu distribuir, gratuitamente, iPhones para seus alunos. Inicialmente, o aparelho da Apple seria utilizado apenas para monitorar a presença dos estudantes em sala de aula. Posteriormente, a idéia é criar uma rede de informação móvel para estudantes e professores. Para aqueles que não puderam ir à escola, os vídeos serão disponibilizados via celular ou, para simplesmente, servir como anotações.

Dito isso, é fácil entender a evolução de determinadas culturas e o atraso de outras.

Anúncios

Uma resposta para “Governador do Rio de Janeiro condena uso de novas tecnologia nas escolas

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s