Crise faz BBC cancelar projeto de jornalismo colaborativo

O resultado das experiências do jornalismo colaborativo começam a aparecer de forma mais concreta. A BBC anunciou o fim do Your Story, projeto colaborativo do media, iniciado em junho de 2008.

Nina Robinson, jornalista que coordenava o Your Story, comentou na página da BBC e no Twitter que a crise financeira foi a causa do encerramento do projeto colaborativo. “É triste, mas as prioridades financeiras são assim”, disse Nina.

Segundo a jornalista, a BBC irá manter os canais de colaboração e a perspectativa do jornalismo colaborativo, através do blog World Have Your Say ou o envio de imagens para a página do BBC News.

Percebam que a experiência colaborativa era bancada pela própria BBC, enquanto, penso eu, o jornalismo colaborativo deveria articular também a sustentabilidade econômica. Não que o objetivo fim fosse o lucro, mas que pelo menos o custo operacional do projeto fosse pago.

Os jornais ainda tratam o modelo colaborativo de produção de notícia, como um canal de participação ou uma necessidade de marketing, o desafio é tornar o jornalismo colaborativo uma atividade em si. Experiências recente do The Local, do New York Times, que busca autores e anunciantes no próprio local ou O Tucson Citizen da Ganneett, que criou um portal de blogueiros que produzem conteúdo sobre os acontecimentos em Tucson são bons exemplos de casar conteúdo e anúncio e não depender tanto da matriz.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s