TucsonCitizen: Ganneett lança projeto colaborativo baseado no hiperlocalismo

E a Gannett lançou o projeto colaborativo baseado no hiperlocalismo, o TucsonCitizen, com o objetivo de “refletir o ritmo dinâmico e a natureza vanguardista da internet”. A idéia, baseada no The Huffington Post, pretende criar um portal de blogs que abordem notícias relacionadas a cidade de Tucson, reverberando as informações da blogosfera local.

Os responsáveis pelo projeto comentam que o TucsonCitizen irá beneficiar tanto o jornal como os blogueiros. A parceria atrairia mais visitante e anunciantes para ambos. Os blogs  ganhariam melhor infraestrutura, assistência técnica e CMS de “qualidade”. Do ponto de vista econômico, este modelo é viável para o jornal, pois este agrega novos olhares e novas histórias, gratuitamente, às suas páginas. Porém, esta concepção é encarrada pelos próprios idealizadores como uma estrutura a ser revista.

Por outro lado, a partir do momento desta união, quem ganha é o público e a própria comunidade local, pois terá em um único espaço informação sobre as notícias da vizinhaça. Será mais um agente formador da esfera de visibilidade pública e pelo fato de ser feito pelo próprio público, a notícia parece retomar a sua função clássica: o início para o debate e não uma mera mercadoria. Não resta dúvida que os blogs podem obter uma amplitude maior dos seus discursos, uma vez reverberados no TucsonCitizen.

“Há um milhão de pessoas nesta localidade e há um milhão de histórias a serem contadas. O grupo de jornalistas profissionais não conseguem nem arranhar a superfície da quantidade de informação existentes”, diz o texto de apresentação do projeto.

Essa busca pelo jornalismo colaborativo hiperlocal parece ser a grande tendência das principais redes de comunicação. Recentemente, o New York Times lançou o The Local, O Globo lançou o Bairros…. A diferença do TucsonCitizen é articular parcerias com blogueiros e não focar a atenção na colaboração esporádica dos cidadãos-repórteres. Ao disponibilizar um espaço dentro do veículo para os blogueiros, penso que a Gannett acaba por fidelizar o colaborador, bem como elevar o status do colaborador, é narcisismo, mas tratando-se de negócio sempre funciona.

Outra iniciativa também anunciada pelo TucsonCitizen é potencializar as comunidades online relacionadas à cidade e estimular a criação de outras redes para o debate sobre temáticas locais, bem como um congresso de blogs e estimular a blogagem entre os moradores. Esta concepção, da mediação e produção de conteúdo baseadas no local, mostra a evolução do jornalismo colaborativo. Se antes a preocupação era apenas abrir dos códigos de produção, agora a questão é articular o território, a informação e as redes sociais, norteadas não apenas pelo interesse comum, mas cada vez mais pelo lugar comum, valorizando o espaço urbano e os laços geográficos.

Dica do Periodismo Ciudadano

Anúncios

Uma resposta para “TucsonCitizen: Ganneett lança projeto colaborativo baseado no hiperlocalismo

  1. Pingback: Especialista em jornalismo Contemporâneo explica sobre mapa colaborativo « F5 Lab Digital

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s