Editoras já elaboram estratégias para a comercialização de e-books no Brasil

divulgação

Apesar dos leitores eletrônicos de livros e jornais não terem previsão de chegar ao Brasil, as editoras já elaboram estratégias para a comercialização de e-books de seu catálogo. Este é o cenário descrito pela reportagem do Eduardo Simões, publicada na Folha de São Paulo no último sábado.

De acordo com a matéria, “a maioria dos contratos assinados nos últimos três anos, quando surgiram os primeiros leitores Kindle e Reader (da Sony), já inclui o direito à distribuição na forma digital”. A reportagem destaca ainda a opinião/expectativa dos diretores das principais editoras do país. Obviamente, não há consenso sobre o “sucesso” dos leitores eletrônicos no Brasil.

Vale a pena ler a matéria na íntegra e este outro post sobre o assunto. Abaixo destaco os pensamentos mais relevantes sobre o assunto que constam na reportagem:

“A internet já representa 33% do faturamento da Saraiva. As experiências com livros digitais ainda não são definitivas, mas já estão avançadas. Quando a fotocópia apareceu, nos anos 60, achavam que o livro iria acabar. Mas há um convívio até hoje. O livro físico é difícil de ser 100% substituído, mas, em parte, sim.”  (Marcílio D’Amico Pousada, diretor-presidente da Livraria Saraiva)

Paulo Roberto Pires, da editora Agir (grupo Ediouro), que já utiliza o aplicativo gratuito Stanza para ler livros digitais ou arquivos PDF em seu iPhone, considera uma “bobagem” a discussão de que não se pode ler bem numa tela. “Os aparelhos não substituem o livro, mas dá para ler na tela, sim.”

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s