Comunicação pública e redes sociais: lições da Agecom (Bahia)

Tenho acompanhado com bastante entusiasmo as ações do Governo do Estado da Bahia, através da Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Agecom), na tentativa de aproximar-se mais das redes sociais para aumentar o diálogo com o cidadão e atuar em outros espaços para exercer a comunicação pública.

A Agecom já está no twitter, onde realizou cobertura em tempo real com o auxilio da ferramenta, não limitando-se apenas a divulgar feeds, bem como mantém diálogo com os seguidores sobre questionamentos e ações do governo e responde aos jornalistas pela própria ferramenta.

Atenta a necessidade de “ventilar” conteúdo, ocupar outros espaços midiáticos e fazer a informação chegar ao cidadão, a Agecom passou a disponibilizar a produção audiovisual no YouTube e imagens no Flickr, e o melhor: sob licenças livres. Eu ainda acho que falta “oficializar” com a licença do Creative Commons.

Vocês podem achar pouco, na verdade são “inovações” comuns, mas tratando-se de Governo do Estado é um avanço fenomenal, tendo em vista que a comunicação institucional pública é marcada pelo chapa-branquismo e relações “obscuras”com o mainstream midiático. Internamente, a simples criação de uma conta no Twitter implica “comprar briga” com os dirigentes, que nem sempre entendem as novas configurações midíaticas.

Obviamente, que tais iniciativas não são suficientes para cumprir o seu papel, mas o primeiro passo para mudar a relação entre sociedade e governo, que tem na comunicação a sua mais importante ferramenta para melhoria da gestão.

Anúncios

Uma resposta para “Comunicação pública e redes sociais: lições da Agecom (Bahia)

  1. O colaborativismo é essencial entre empresas e clientes, em se tratando do Governo e cidadãos então é uma ótima iniciativa em manter contato direto entre ambos e quem sabe esse “fala que eu te escuto” se torne “fala que eu resolvo”. Espero que o pessoal interessado interaja com essa iniciativa.

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s