Google pode comprar jornais, diz Eric Schmidt

Para quem gosta daquelas teorias da conspiração de que o Google irá dominar o mundo, esta informação irá aumentar o pânico de alguns crentes em tal “revelação”. Em entrevista ao Finalcial Times, o presidente do Google, Eric Schmidt, disse que estuda a possibilidade de comprar veículos de comunicação. O interesse do Google teria aumentado após a crise financeira vivenciada por alguns jornais no setor de publicidade. Há quem aposte na compra de 20% das ações do New York Times pelo Google.

Schmidt deixa muito claro que o interesse em adquirir jornais não implica cruzar tecnologia com conteúdo. Para o presidente do Google, a saída é trabalhar com os responsáveis pela publicadade dos medias para melhorar o funcionamento dos anúncios online e criar sistemas de micropagamentos, mas (e é interessante a concepção do Schmidt) tal sistema seria apliacado apenas na mídia especializada, tendo em vista que as notícias cotidianas podem ser encontradas, gratuitamente, em outros sites.

Google News

Questionado sobre as críticas dos medias a indexação realizada pela Google News e, principalmente, sem nenhum retorno financeiro para os jornais, Schmidt disse buscar ampliar o diálogo com as empresas de comunicação para encontrar uma solução equilibrada para ambos.

Dívidas ainda são um problema

Dentre os jornais que estão na mira do Google, Schmidt comentou que eles ainda são muito caros e com grandes dívidas, ou seja, incorporar jornais, neste momento, na estrutura do Google não traria lucro.

Via El País

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s