Dados da publicidade online no Brasil

O paraibano Assis Chateaubriand, o velho Chatô, dizia que as notícias serviam para separar os anúncios publicitários nas páginas dos jornais. Bom, apesar de mais de meio século após a declaração ela permanece atual.

Digo isso após analisar o relatório do Ibope Nielsen Online, divulgado nesta semana, que apontou: a publicidade online representou apenas 2,7% do bolo publicitário em 2008, totalizando um faturamento de R$ 1,6 bilhão.


crédito: criasites

A relação com a declaração do Chatô é simples: quem sustenta as inovações do jornalismo é a publicidade, logo enquanto a turma da publicidade não aumentar os investimentos no online, as novas experiências no ciberjornalismo continuarão a conta-gotas.

E o risco não é apenas este. De acordo com o relatório, os seis portais do país: UOL, Terra, iG, Globo.com, Yahoo! e MSN abiscoitam 91% de toda a audiência online. E o atraso na concepção de novos negócios não atinge apenas o jornalismo, mas também a publicidade, desta forma, como esses seis portais tendem a receber o maior montante dos anúncios, já que o critério da propaganda é o número de leitores, possivelmente eles continuarão “donos do pedágio comunicacional”.

Formatos
Os banners representam 82% do faturamento da midia online, seguidos por selos e botões (10%), anúncios em DHTML (5%), outros formatos (3%) e pop-ups (1%).

Ranking dos maiores anunciantes
1 – Bradesco (13,9%)
2- Itaú (6,3%)
3 – Ford (4,5%)
4 – Samsung (3,8%)
5 – Fiat (3,7%)
6 – Unilever Brasil (3,4%)
7 – Coca-Cola (3,2%)
8 – Sky Brasil (2,7%)
9 – Volkswagen (2,4%)
10 – Brasil Telecom (2,3%)

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s