Conteúdo pago na internet não tem futuro

Post do Periodismo Ciudadano resume o pensamento de duas das maiores referências no ciberjornalismo da atualidade, tanto pela qualidade dos produtos como por novas formas de negócios na atividade jornalística, sobre o pagamento de conteúdo no jornalismo como forma de superar a crise.

Pierre Haski, editor chefe do Rue89
e Turi Munthe, fundador do Demotix concordam que pagar para ter acesso ao conteúdo digital não é a melhor alternativa para o mainstream midiático. “O pagamento do conteúdo jamais cobrirá os gastos da produção”.

No Rue89, são três as fontes de renda: cursos para formação online para jornalistas, criação de sites para ong`s e entidades e micropublicidade. Mas Haski destaca algo que pode ser a “receita” para o sucesso: a qualidade e aproximação com o público.

“É estúpido pensar que o conteúdo na web precisa ser divulgado apenas mais rápido. É essencial qualidade na elaboração das matérias. Trabalhei no jornalismo tradicional durante 26 anos e as pessoas não confiavam nos jornalistas” sentencia.

Sobre a aproximação, o editor-chefe do Rue89 comenta “trabalhamos de forma transparente e mantemos o diálogo com nosso público, pois é ele que irá defender nossa companhia”.

Já Munthe, que tem como modelo de negócio no Demotix, a colaboração, firmou uma série de acordo para a comercialização da produção colaborativa para diversos meios de comunicação. O Demotix conta com 3.500 cidadãos-repórteres, em mais de 90 países.

“A redução dos correspondentes dos jornais em outros países potencializou a atividade do Demotix” explica Munthe, que acrescenta a ramificação dos cidadãos-repórteres, “que estão em todos os lugares e podem proporcionar novos olhares sobre os fatos”.

Anúncios

3 Respostas para “Conteúdo pago na internet não tem futuro

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s