Alerta: e-mail que cobra direitos autorais é vírus, diz APCM

Confesso que levei um susto ao abrir meu e-mail e encontrar uma mensagem da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM) que dizia “Prezado usuário da internet, foi detectado o download de músicas e/ou filmes protegidos por direitos autorais em seu computador”. Pensei: fudeu!

O e-mail continuava: “este ato é uma infração à LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 – DOU DE 20/02/98 que proíbe a cópia e reprodução de material protegido sem a devida autorização de seus autores. É necessário efetuar urgentemente o pagamento da MULTA DE REPRODUÇÃO INDEVIDA”.

Pensei deveriam mudar a legislação dos direitos autorais, mas quando li a ameaça “informamos para os devidos fins que o não pagamento da multa constará em infração à LEI DOS DIREITOS AUTORAIS e pode resultar em reclusão de um a três anos”. Aí o medo já deu lugar a ira e já pensava em escrever um manifesto.

Mas aí, fui olhar o site da APCM e lá estava escrito:

“A Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), confirma a informação de que não está enviando e-mails/vírus para usuários de internet com o intuito de cobrar direitos autorais de possíveis cópias ilegais de músicas e filmes. A mensagem, encaminhada também por um remetente falso, avisa que foi detectado o download de músicas e/ou filmes protegidos por direitos autorais no computador do usuário e que por ser uma infração prevista em lei é necessário fazer o pagamento de uma “multa de reprodução indevida”. A Associação ratifica que não existe o pagamento de tais cobranças”.

Em tempo, vale uma visita ao site da APCM, tem bastante material sobre a pirataria. Na próxima semana o post será sobre este tema.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s