Financial Times propõe reduzir carga horária para conter demissões

times

E a crise internacional chega as redações dos jornais. Para minimizar os impactos da crise, o Finalcial Times propôs aos seus empregados trabalharem apenas três dias por semana para evitar um número maior de demissões.

Em janeiro, o jornal anunciou que irá demitir 80 profissionais, sendo deste total, 20 jornalistas. O regime de trabalho diferenciado seria adotado entres os meses de junho e agosto deste ano.

Em comunicado oficial, o Times disse que das 20 demissões, apenas duas integram o corte provocado pela crise e as outras 18 são voluntárias. Mas sabemos que “demissões voluntárias” nas redações são seguidas de algum acordo com a empresa ou alguns funcionários são convidados a se desligarem do jornal.

A equação “demitir para conter os gastos” é o típico modos operandi no capitalismo. Entretanto, cabe lembrar que a “qualidade” do produto jornalístico é a causa para o sucesso comercial do veículo e não o seu inverso. Reduzir a qualidade da mercadoria pode ter um efeito positivo a curto prazo para as empresas. Logo os leitores irão perceber a baixa na qualidade e, o que poderia ser a “solução” transforma-se em dividendo para as empresas.

Do outro lado, para os jornalistas, isso significa uma sobrecarga de trabalho e tensão. Se, atualmente, fazer as próprias pautas não é fácil (experiência sentida na pele) cobrir um espaço de outro colega é prejudicial ao desempenho do profissional e, consequentemente, ao produto final.

Por fim, ouvi duas verdades lá na redação do jornal. Primeiro do presidente da CUT/BA: os empresários aproveitam a “crise” (entre aspas por em alguns setores os efeitos não justificam as demissões) para flexibilizar direitos trabalhistas e corte de pessoal. Segundo, do ilustre presidente Lula, que pode não entender nada de economia, mas disse algo que faz sentido: crise se combate com investimentos e não com demissão.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s