Qualificação da colaboração

A The Oakland Press Institute for Citizen Journalism dará cursos de capacitação jornalística para os seus leitores. A idéia é qualificar os colaboradores sobre a produção de notícias, conteúdo audiovisual e afins. Ao final da capacitação, os participantes terão os trabalhos publicados no site e na edição impressa do The Oakland Press. As aulas serão ministradas por editores do veículo e professores de comunicação.

Como já disse em algumas mesas de bar, não basta “abrir” o espaço para colaboração e convidar os leitores para “escreverem”, é preciso estabelecer recompensas (financeiras ou símbolicas) aos colaboradores e, sem dúvida, qualificá-los.

Entretanto, por nossas terras, tal interação produtiva ainda visa a mão-de-obra gratuita em situação atípicas e não uma relação constante de diálogo. A colaboração está focada sobretudo no produto final, a notícia, pura e simples. Em alguns casos, a participação ainda na pauta ou na sugestão de enquadramentos seria mais positivo do que um “envie suas foto sobre a tragédia em Santa Catarina”.

Em tempo, documentário realizado pela Nanni Rios como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo na UFSC, investiga o jornalismo colaborativo, tocando em temas como direitos autorais, web como plataforma para colaboração, conflitos, desafios e oportunidades para os media (Dica do Trasel).

[flash http://www.youtube.com/watch?v=C8r4Ax7YBWA%5D

Anúncios

2 Respostas para “Qualificação da colaboração

  1. Pingback: jornalismo » Blog Archive » Qualificação da colaboração

  2. Pingback: santacatarina » Blog Archive » Qualificação da colaboração

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s