Mapeamento da Bahia e as lições da Google

Enquanto a Google anuncia o mapeamento de mais 43 países, totalizando 164 em todo mundo, que contou com a colaboração dos usuários para indexar informações sobre os territórios, o governo da Bahia gastará R$ 4,5 milhões para atualizar a cartografia do estado. Cabe lembrar que a base cartográfica baiana data de 1980.

O mapa é um instrumento essencial para a elaboração de políticas públicas, identificação da economia, ecossistema e cultura local. Ora, se trata-se de mapear as diversas áreas e ter ciência das realidades de determinado lugar, por que não permitir aos próprios habitantes “escrever” o seu território?

No vídeo abaixo observa-se com a colaboração potencializou as informações e descrições dos espaços urbanos em Islamabad, no Paquistão quando não, os significados que tais espaços representam para os usuários.

[flash http://www.youtube.com/watch?v=1vdX1j5KwVc%5D

Certamente não teremos a mesma quantidade e qualidade de informações no molde que o governo da Bahia adotou, poderiam fazer algo como o Google? Sem dúvida… Ainda mais, que vivemos em “tempo” de ubiquidade, onde a metáfora é a rede. O conhecimento valoriza a sabedoria das multidões e a produção coletiva de conteúdos.

Segundo a Agecom, a empresa ganhadora da licitação foi a imagem Geossistemas, que vai fornecer para o Governo imagens de satélite de todo território do estado. As imagens serão fornecidas em lotes e, por uma questão de logística, a Bahia foi divida em três áreas que terão o recobrimento cartográfico – oeste e litoral e o semi-árido.

Anúncios

2 Respostas para “Mapeamento da Bahia e as lições da Google

  1. Pingback: googlemaps » Blog Archive » Mapeamento da Bahia e as lições da Google

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s