A Tarde aposta no QR Code para ampliar versão impressa

atarde
O problema do jornal impresso sempre foi o espaço. O velho Chatô já dizia que notícia era algo para separar os anúncios publicitários, para piorar a vida dos colegas de redação. Como contar uma boa história em meia lauda? Como fazer com que o leitor entenda o caso, em poucas palavras? Além das falhas profissionais, o espaço do impresso é um dos agravantes para a crise por que passa o jornalismo.

Uma alternativa começou a ser testada pelo Jornal A Tarde: usar o QR Code para ampliar o conteúdo das matérias da versão impressa, seja audiovisual, gráficos, imagens ou complementações textuais.  Ainda é cedo para fazer previsões sobre o sucesso ou não da ferramenta, se o leitor utilizará ou não o sistema para se aprofundar em determinadas matérias, ou se manterá o hábito de leitura, que termina na quinta linha do primeiro parágrafo,o chamado LEAD. As vezes a manchete é suficiente…

O interessante é que, diante da anunciada morte do jornalismo, especialmente do impresso, o A Tarde aposta na convergência. A pouco tempo tivemos a reformulação do Correio da Bahia, agora apenas Correio * que comercialmente já apresenta resultados. Sinal dos tempos? Sem dúvida…

Antes de explicar como funciona o QR Code, algo me preocupa: a nossa cultura jornalística está preparada para tal mudança? Encontrei a resposta em uma semana de redação no jornal CORREIO*, para um questionamento que me acompanha desde que entrei na faculdade de jornalismo. Eis a resposta: a web é uma plataforma, a atividade/função/característica permanece a mesma, aliás com o apoio a tecnologia o jornalismo tem uma puta potência de se aproximar do que verdadeiramente o é, em teoria, é claro.

Por causa do anúncio de última hora a matéria caiu de três laudas para trinta linhas? Sem problemas…Reescrevo a matéria direcionando para o QR Code, onde poderei adicionar vídeos, o áudio da entrevista, imagens, texto relacionados. Tal possibilidade dá uma vida mais longa a notícia, mas, claro está na mão dos leitores. Usar ou não, eis a questão.
Parafraseando o nosso presidente Lula,”nunca na história desse país” os jornais se reinventaram tanto e ainda resta muito a se fazer…Se os jornalistas mataram o jornalismo, seremos nós os responsáveis por dar-lhe uma nova vida. Abaixo um QR Code

qr code

Segundo a matéria do A Tarde, “é a primeira empresa de comunicação do País a utilizar um QR Code acompanhando matérias de uma publicação impressa. A novidade faz parte do projeto de convergência de mídias do grupo. É a consolidação de uma dentre muitas outras ações multimídia que vêm sendo lançadas em sintonia com os avanços tecnológicos”.

Palmas para o A Tarde! E agora vamos ao funcionamento do QR Code, diretamente do blog do Gerson Souza, do qual copio, colo e dou o devido crédito pelas informações abaixo:

O que é QR Code?

O QR Code é um código de barras 2D que transmite diversas informações quando interpretado por um aplicativo especifico no celular. É uma tecnologia muito utilizada no Japão para publicidade e acesso a conteúdos exclusivos.

O que muda para o leitor?

Com a utilização do QR Code, o A Tarde pretende disponibilizar informações complementares ao texto da matéria. O leitor terá a possibilidade de ver outros textos, vídeos, fotos e áudio com um simples clique.

Como posso utilizar o QR Code?

Para utilização do QR Code é necessário fazer um download e instalação de um software especifico para interpretação do código. Celulares mais avançados como N95 já possuem nativamente o software.

Onde Baixar o software para utilização do QR Code?

Existem diversos sites que oferecem o serviço para criação e leitura de um QR Code. Eu recomendo o KaywaQR Code. que permite tanto a criação como a leitura de um

Veja como criar o seu QR Code

Baixe o software para leitura do QR Code

Software instalado, vamos ler o código de barras

Com o software instalado, basta abrir o programa e enquadrar o código de barras na telinha do aparelho.

Ao decifrar o código o usuário é redirecionado para o conteúdo que, no caso do Jornal A Tarde, será um link na internet. Lembrando que o usuário está sujeito a cobrança por parte da operadora para visualização do conteúdo.

*crédito da foto: Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde

Anúncios

2 Respostas para “A Tarde aposta no QR Code para ampliar versão impressa

  1. Essa tecnologia oferece muitas possibilidades, tem potencial de crescimento mesmo.
    Ela é usada também pela Ambev para controle da distribuição de cervejas, há selos nos pontos de venda com códigos desses que são lidos na hora do fornecimento.
    E tem um artista plástico em Salvador (Jacob 01) explorando seu uso também.

  2. Pingback: linhas.net » Blog Archive » A Tarde aposta no QR Code para ampliar versão impressa

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s