Os cinco maiores entraves para participação on-line

Estudo (inicial) do grupo Chunchberry, através da metodologia “grupo focal” identificou os cinco maiores obstáculos para a colaboração do público no processo de produção de notícias. A saber:

1- Os comentários não são valiosos;
2- Falta pagamento/gratificação para estimular a participação;
3- Falta interesse em conversar com “desconhecidos”;
4- Ferramentas de participação/colaboração são pouco amigáveis;
5- Falta credibilidade nos comentários realizados

O estudo deve como base o Estado de Iowa e um público de 20 a 34 anos e apontou também algumas sugestões para “driblar” estes entraves, tais como:

– Filtragem dos comentários (por gênero, formação, faixa etária);
– sistema de avaliação dos comentários/colaborações;
– estabelecer gratificações para os usuários melhor avaliados pelo próprio público;
– mecanismos que permitam identificação entre os comentaristas/colaboradores;
– interfaces de fácil navegabilidade e interação;
– permitir “comentar” o próprio comentário, seja ao público;
– os próprios editores devem validar/moderar determinadas discussões;
– Integrar conversa sobre notícias e sites onde o usuário já está participando (como o Facebook, Twitter, MySpace, Digg, entre outros.)

Dica da Silvia Cobo

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s