O Jornalismo Colaborativo tornou-se mais relevante

Esta fora a tese defendida pelo Dan Gillmor em entrevista concecida ao Digital Journal. Segundo ele, o mainstream midiático tem utilizado a “colaboração” de uma forma mais eficiente e criativa do que antes, potencializando a conversa jornalística, entre jornal e o público.

Sobre a credibilidade no jornalismo colaborativo, Gillmor argumenta que os leitores precisam “desconfiar” de tudo o que lêem, seja mídia colaborativa ou uma grande rede de jornais. “Eles (os leitores) precisam entender os mecanismos que são utilizados para convencer o público, as técnicas da mídia” (tradução livre), afirma.

Questionado sobre a viabilidade econômica de experiências open source, destacou a importância dos nichos do mercado e comentou com os blogueiros têem lucrado com conteúdos específicos. Por fim, Gillmor criticou modelos de negócios baseados no iReport, onde os cidadãos-repórteres produzem o conteudo e a CNN (idealizadora do projeto) fica com o dinheiro.

Anúncios

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s