Novos modelos de negócios e a internet

Em novembro do ano passado trabalhei no desenvolvimento do Pólo de Desenvolvimento da Música Independente da Bahia – POMBA, especificamente no portal (que é bem tosco). A idéia do projeto era potencializar a cena musical alternativa baiana.

Existe toda filosofia de cadeia produtiva, economia solidária, rede colaborativa e tal. O site seria tanto o “cartão de visita” como canalizaria os negócios e divulgação dos artistas independentes.

Na época escrevi um post questionando entre outras coisas, como experiências alternativas (não alinhadas a indústria cultural) podem aumentar o seu grau de visibilidade pública?

A resposta não poderia ser outra: internet, em especial as redes sociais e as plataformas de publicação e compartilhamento de conteúdo. Afinal, em uma sociedade midiatizada, existir é aparecer, é criar e solidificar uma imagem pública. Se é difícil chegar ao gol adversário pelo meio de campo, segundo as estratégias futebolísticas, as laterais são bons atalhos…

Mais um atalho foi criado pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, da Prefeitura do Recife, o Música Recife. A proposta dos meus conterrâneos é agrupar todos os estilos e tendências musicais em um só endereço na Internet para divulgar e fortalecer a rica expressão musical do Recife. O cadastro é gratuito.

Ainda sobre a proposta do Música Recife, o site irá dispor de informações importantes sobre o trabalho dos artistas pernambucanos como um verdadeiro catálogo virtual, com notícias, podcasts, guia de serviços e agenda de eventos. Para os interessados em se aprofundar na história da música pernambucana, há seções de caráter informativo, como a Linha do Tempo dos principais acontecimentos na música local, através das décadas e textos sobre os ritmos musicais característicos do estado.

Bacana voltar ao tempo, resgatar experiências e observar que algumas idéias estavam certas e o melhor: colocadas em prática.

Dica da Marinnex

Anúncios

Uma resposta para “Novos modelos de negócios e a internet

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s