Redes Sociais na Internet e Conversação Mediada pelo Computador

Raquel Recuero realiza palestra sobre redes sociais em Salvador

Raquel Recuero realiza palestra sobre redes sociais em Salvador

“Redes são sistemas complexos. Precisam ser estudadas a partir de sua estrutura e dinâmica. O estudo das conversações possibilita observar os laços sociais e os valores sociais construídos em uma determinada rede.”

Estas foram algumas das teses defendidas pela Raquel Recuero durante a palestra realizada ontem na UNEB. Intitulada de “Redes Sociais na Internet e Conversação Mediada pelo Computador”, a palestra navegou pelo histórico dos estudos das redes sociais, tipologia das conversações e o ciberespaço como um espaço social.

Em relação aos estudos das redes, Recuero destacou a importância da teoria dos grafos e os grafos sociais para analisar a composição e estrutura das redes, seja os atores ou conexões por estes desenvolvidas. Mas, frisou a importância do estudo da “dinâmica das redes sociais no tempo”, o foco das suas pesquisas.

Para ela, a “web 2.0” potencializou as redes sociais e a conversa no ciberespaço. Tais conversas podem ser sincrônicas (ocorrem no mesmo tempo) ou assincrônicas (ocorrem em vários “momentos temporais”). Ainda sobre o “tempo” e conversação comentei com Recuero algumas aberrações que ocorrem no twitter, como bom dia, boa tarde, tchau, oi gente! e saudações relacionadas. Aberrações porque no twitter, geralmente, as conversas são assincrônicas, logo as mensagens temporais não fazem muito sentido na ferramenta twitter, mas revelam um “vício” dos instant messenger.

Ainda sobre os microblogs, assunto que rendeu no debate, Raquel comentou que o twitter não permite uma conversação prolongada, na maioria das vezes encerra-se após o quarto twitt. O Plurk acredita ela, devido as suas características (karma, interface, organização das mensagens) será mais dialógico (assim como o MSN) do que o twitter, que será mais informativo.

Voltando a tipologia das conversações, existem os aspectos semânticos, onde o sentido é construído entre os interagentes (há negociação da fala, reciprocidade) e estruturais, que são as formas de conexões das interações (organização das formas da fala, persistência e migração).

Por fim, dois argumentos me chamaram mais a atenção na palestra:

– um laço social possuiu relações diferentes em várias plataformas (MSN, twitter, blog), o que denomina-se de multiplicidade;
– em toda rede existem os “conectores”, aqueles sujeitos que desenvolvem um número maior de relações e possuem uma lista de amigos mais volumosa. A função deste “conector” é importante para diminuir os graus de separação entres membros de uma rede, bem como potencializa a fluidez da conversação.

* O Leo Baiano (valeu pela foto) esteve por lá e escreveu um post. A Gabriela também esteve e fez muitas perguntas.

Anúncios

8 Respostas para “Redes Sociais na Internet e Conversação Mediada pelo Computador

  1. Muito legal ler o registro da palestra! Deu pra ter uma idéia geral do que aconteceu por lá.
    Também li as impressões de Leo Baiano.

    No twitter, às vezes quero comentar algum tweet, mas se já tiver passado algum tempo desde a twittada, deixo pra lá. É como se perdesse o timing da coisa!

  2. eu tb estava lá. aliás, a Raquel veio a Salavdor para participar da minha banca. Assim, embora meu blog esteja pouco blogado (por conta do fim do mestrado), tb sou da blogosfera baiana! 😀

  3. Muito boa a cobertura da palestra. Infelizmente não puder ir, a Raquel Recuero foi uma das minhas referências teóricas em pesquisa sobre publicidade em redes sociais, no Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais (www.publicidadedigital.wordpress.com).

    Também convido para visitar o Imagem, Papel e Fúria (www.imagem-papel-e-furia.blogspot.com). Escrevi uma postagem sobre o redesign do Correio da Bahia e encontrei este blog ao procurar informações sobre o novo projeto, pelo Google.

    abçs,

  4. Pingback: Momentos extraordinários III « Episódios de uma vida cheia deles ®

  5. Antes de mais nada obrigada pelo aviso sobre a palestra. E claro pela citação no final, estou lisonjeada!
    Muito bom ter constatado a evolução de diversos campos da sociedade através da comunicação em rede, se a gente fizer um retrocesso isso já acontecia por Telex no fim da década de 80/começo da década de 1990 (+-1988/1990), na década de 1990 (1994 o celular entrou no Brasil e hoje em dia quase todos tem ao menos um) e a partir de 2005 através dos e mails e atualmente por Skype, Msn…
    Então concordo com a Raquel Recuero é importante entender com a comunicação em rede funciona e para isso nada melhor que muito estudo.
    Ressalto que a importância abrange toda a movimentação da sociedade, não só no que diz respeito a comunicação, mas também a cultura e economia – que vai desde tornar acessível um produto que a sociedade precisa até a desenvolver novas estratégias de negócio.
    Discordo de ti quanto ao twitter, acho que ele vai desde comunicações instantâneas como saudações até outro tipo de ponderação mais relevante.
    A desvantagem do twitter em ser limitado a 140 caracteres, também se converte numa vantagem pois dá para postar de forma simples e direta não só através de computadores/notebooks como também celulares.
    A estrutura da comunicação, foi a melhor parte, porque a rede contribui para que o desenvolvimento contínuo dela. Os aspectos semânticos e estruturais, que nunca foram estáticos agora mudam mais rápido uma vez que a força que os move está mais viva.
    O que mais me marcou, sem dúvida, além do fato de um encontro não marcado de blogueiros daqui e de lá, foi a sagacidade da comunicação e as vezes de forma que a gente nem percebe.

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s