Muita opinião e pouca reportagem nos blogs jornalísticos

Esta é a conclusão de um estudo do Ramón Salaverría acerca dos blogs jornalísticos na Espanha.  “El estilo del blog periodístico: usos redaccionales en diez bitácoras españolas de información general” é o título da pesquisa que fora apresentada no I Congreso de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC), que concluiu:

– o principal gênero jornalístico destes blogs é a interpretação e/ou opinião

– ao contrário do que se pensa: os blogs jornalísticos não substituiram o mainstream midiático

Hablando en plata: que los así llamados blogs periodísticos apenas aportan noticias propias sino, sobre todo, opiniones y que, lejos de ser una alternativa periodística de los medios tradicionales, están constituyéndose por el contrario en su caja de resonancia en internet, diz Salaverría.

Anúncios

4 Respostas para “Muita opinião e pouca reportagem nos blogs jornalísticos

  1. Acho até normal que isso aconteça…pelo menos aqui o blog costuma servir de subterfúgio para que jornalistas escrevam o que não pode ser publicado nos jornais, que normalmente tem algum interesse comercial e político. É a luta pela sobrevivência do livre pensar e pelo jornalismo sem atrelamentos (ou não)

    muito bom o blog, parabéns

  2. A maioria dos jornalistas ainda acham que Blog é diário. No Brasil, os principais blogs de jornalistas são feitos por profissionais que não estão voltados para o jornalismo online, apenas transpoem seu ofício para a web.

  3. Obrigado, André. Sem dúvida o blog é uma plataforma de “liberdade”, entretanto até em blogs a liberdade tem limites. Mas acho que o debate é como potencializar os blogs para que se tornem alternativas de conteúdo.
    Pelosi, certamente que pelo caráter transpositivo do conteúdo para web dificulta ainda mais esse processo de novas agendas.

  4. Muitos dizem que todo blogueiro quer ser e tem inveja dos jornalistas, mas uma coisa é certa: Todo jornalista gostaria de ter a liberdade que o blogueiro tem. Se quiser fazer uma troca de link’s avise-me por favor. O meu blog está a disposição.

    Att,

    Marcelo

Potencialize o diálogo. Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s